Os Grupos de Trabalho (GTs) se consolidam como um caminho de participação e melhor desenvolvimento das atividades da Pascom Brasil. Cada GT corresponde a um eixo da Pascom e é composto por coordenadores regionais e assessores eclesiásticos, membros da Coordenação Nacional, e também conta com colaboradores pasconeiros de diversas realidades do Brasil.
O eixo da espiritualidade é o fundamento de toda ação enquanto comunicadores católicos, já que se anuncia o próprio Jesus Cristo, Palavra Eterna do Pai (cf. Jo 1, 14). Ele é fundamental para que os comunicadores não “se tornem vulneráveis diante das dificuldades que se apresentam ao longo do caminho” (DCIB, n. 253) e se entendam como participantes do Povo de Deus e não apenas organizadores dos instrumentos de comunicação da Igreja nas suas realidades.
Coordenadora: Patrícia Luz
Membros: Pe. Jerffeson Adelino, Ir. Diego Joaquim, Adriano Israel, Andréia Gripp, Layla Kamila e Vanusa Linhares
O eixo da formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos da formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais” (DCIB, n. 250).
Coordenador: Pe. Tiago Barbosa
Membros: Antônio Kayser, Mirrail Menezes e Talita Salgado
No que diz respeito à produção, é necessário destacar que este eixo está voltado para a elaboração de materiais, como: subsídios de textos impressos e digitais, áudios e vídeos, que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças culturais. Essas produções podem ser suscitadas a partir de estudos, pesquisas, necessidades de grupos ou regiões, contribuindo significativamente na prática comunicacional (cf. DCIB, n. 252).
Coordenador: Adielson Agrelos
Membros:Ana Paula Gioia, Franklin Machado, Greice Pozzatto, Janaína Gonçalves, Evandro Marques, Fernando Geronazzo, Fabiano Fachini e Paula Zago
Conforme o Diretório de Comunicação (n. 251), “a articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo”.
Coordenador: Alex Ferreira
Membros: Gabriela Couto, Laís do Vale, Maria Cícera, Joelma Pinto, Paulo Victor, Gicélia Azevedo, Neandro Felipe, Marcos Filipe e Junior Borges