Grupos de Trabalho

Encontro de formaçao com membros dos Grupos de Trabalho, em 25 de fevereiro de 2023

Os Grupos de Trabalho (GTs) se consolidam como um caminho de participação e melhor desenvolvimento das atividades da Pascom Brasil. Cada GT corresponde a um eixo da Pascom e é composto por coordenadores regionais e assessores eclesiásticos, membros da Coordenação Nacional, e também conta com colaboradores pasconeiros de diversas realidades do Brasil. 

 

GT ESPIRITUALIDADE

O eixo da espiritualidade é o fundamento de toda ação enquanto comunicadores católicos, já que se anuncia o próprio Jesus Cristo, Palavra Eterna do Pai (cf. Jo 1, 14). Ele é fundamental para que os comunicadores  não “se tornem vulneráveis diante das dificuldades que se apresentam ao longo do caminho” (DCIB, n. 253) e se entendam como participantes do Povo de Deus e não apenas organizadores dos instrumentos de comunicação da Igreja nas suas realidades.    

 

Coordenador: Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento

Membros: Adriano Israel, Alessandra Miranda Pinto, Andréia Gripp, Pe. Francisco Galvão, ssp, Glaucia Patricia Bravin de Sá, ⁠Ingridy Rossely Dioclecio Mendes, Pe. Jerffeson Adelino Gomes, Layla Kamila, Palloma Suellem da Silva Santos, ⁠Palloma Suellem da Silva Santos, Rosângela da Graça Martinski, Vanusa Linhares.

 


 

GT FORMAÇÃO

O eixo da formação tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. Um dos aspectos da formação são os cursos de comunicação na catequese, na liturgia e nas demais pastorais” (DCIB, n. 250).   

 

Coordenador: Cezar Barros

Membros: Ana Cristhina, Pe. Douglas Felippe, Eduardo Schmitz, Elizângela Oliveira, Pe. George Luís, Herberth Acioli, Ir. Ivonete Kurten, Jefferson Zucão, João Dias, Natanael Leão, Talita Salgado e Pe. Tiago Barbosa.

 


 

GT PRODUÇÃO 

No que diz respeito à produção, é necessário destacar que este eixo está voltado para a elaboração de materiais, como: subsídios de textos impressos e digitais, áudios e vídeos, que deem sustentação ao trabalho cotidiano dos agentes da Pascom, cada vez mais desafiados perante as rápidas mudanças culturais. Essas produções podem ser suscitadas a partir de estudos, pesquisas, necessidades de grupos ou regiões, contribuindo significativamente na prática comunicacional (cf. DCIB, n. 252).

 

Coordenadora: Janaína Gonçalves

Membros: Adielson Agrelos, Alex Alves Guimarães, Amanda A. Oliveira, Bruna Marinho de Souza, Camila da Silva Lima, Evandro Marques, Felipe Michelon Padilha, Gabriel Fernandes, Gabriel Souza Lins, Juliana Fontanari Moles, Katiane Rosa Souza Vilanova, Luciane Alves Lopes, Marcelo Godoy, Mariana Barros 

 

Subgrupo Redação: Marcelo Godoy (Coordenador)

Membros: Alex Alves Guimarães, Bruna Marinho de Souza, Juliana Fontanari Moles

 

Subgrupo Redes Sociais: Amanda Oliveira (Coordenadora)

Membros: Camila da Silva Lima, Gabriel Fernandes, Katiane Rosa Souza Vilanova, Luciane Alves Lopes

 

Subgrupo Designer: Felipe Padilha (Coordenador)

Membros: Adielson Agrelos, Evandro Marques, Gabriel Souza Lins, Mariana Barros

 


 

GT ARTICULAÇÃO 

Conforme o Diretório de Comunicação (n. 251), “a articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo”.

 

GT ARTICULAÇÃO

Coordenadoras: Edite de Oliveira Neves e Gabriela Couto

Membros: Fábio Miranda, Gicelia Araújo Azevedo de Oliveira, Marcos Filipe da Silva Sousa, Maria Cícera da Silva, Matheus Scalfoni Rodrigues da Silva, Myllenne dos Santos Abreu, Vânia Sagresti, Vinicius Nascimento dos Santos