I Encontro da Pascom da Paróquia São José de Bragança Paulista

Com objetivo de apresentar, de maneira formal, a Pastoral da Comunicação – Pascom, implantada recentemente na Paróquia São José, de Bragança Paulista, foi realizado, na tarde do dia 29 de fevereiro, uma reunião com todos os movimentos, pastorais e comunidade da paróquia.

O encontro serviu, também, para promover a integração entre os agentes da Pascom e demais grupos e serviços paroquiais.

O Pároco, Pe. Jeferson Mengali, trabalhou o tema: “Comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios”, iniciando a reunião com uma reflexão do texto bíblico, “É preciso que Ele cresça e que eu diminua.” (Jo 3,30).

Também, foram abordados:

1) Os objetivos da reunião, as dificuldades diárias enfrentadas pelos os agentes de comunicação, os meios de comunicação utilizados, o ganho da troca de experiências e do trabalho coletivo, dando visibilidade aos trabalhos realizados na Paróquia;

2) O Que é Pascom? sua função, atuação e meios, enaltecendo que devemos comunicar para gerar comunhão;

3) A Pascom na Paróquia, o surgimento na Paróquia de São José e o início do jornal A Semente, demonstrando suas características missionárias, em que é centrado e sua distribuição;

4) A Fotografia no espaço litúrgico: como deve se comportar o fotógrafo nas celebrações litúrgicas, seu posicionamento e os conhecimentos que deve ter sobre liturgia, frisando que a Liturgia precede a fotografia. Nesse sentido, foram apresentados alguns conselhos importantes sobre a fotografia no espaço litúrgico.

5) O Site e o Novo APP da Paróquia e Comunidades que está em fase final;

6) Programação visual dos ambientes da comunidade, como o trabalho integrado pode ajudar a comunidade a ser mais acolhedora, demonstrando que o primeiro passo para realizar a comunicação é tornar os ambientes paroquiais mais acolhedores. Também foi abordado como a Pascom pode ajudar as Pastorais, Movimentos e Comunidades;

7) Manter a Programação no Jornal Local, BJD (Bragança Jornal Diário), trabalhos paroquiais visando uma evangelização eficaz.

8) Apresentou-se uma série de atividades que estão ou poderão ser desenvolvidas pela Equipe de Pastoral da Comunicação juntamente com as pastorais e movimentos que, em conjunto e união, podem favorecer e promover, desde a acolhida na secretaria paroquial, até levar a comunidade tudo o que é desenvolvido por todas as Pastorais, Movimentos e Comunidades. Ao final da reunião, foi lembrada a história da imagem de Nossa Senhora da Comunicação, bem como a entronização da imagem como padroeira e caminhante junto a Pascom da Paróquia. O encontro encerrou com a Oração a Nossa Senhora da Comunicação e um lanche de confraternização.

Sobre o Autor: Greice Pozzatto

Você também pode gostar:

Busca

Instagram