Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Igreja: Espiritualidade e Guia da Pascom são tema do Encontro Regional de Comunicação do SUL 3

No último dia 20 de outubro, aconteceu o 3º Encontro Regional de Comunicação, em Pelotas. Nove dioceses gaúchas foram representadas. O encontro iniciou às 9h e encerrou com a celebração da Santa Missa, às 15h. Na parte da manhã, o bispo de Montenegro e referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no RS,...

No último dia 20 de outubro, aconteceu o 3º Encontro Regional de Comunicação, em Pelotas. Nove dioceses gaúchas foram representadas. O encontro iniciou às 9h e encerrou com a celebração da Santa Missa, às 15h. Na parte da manhã, o bispo de Montenegro e referencial da Pastoral da Comunicação (Pascom) no RS, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, e o leigo Manoel Jesus conduziram a reflexão sobre o tema da Espiritualidade do Comunicador Cristão. Na parte da tarde, os coordenadores provinciais propuseram uma conversa sobre a articulação da Pascom, baseados no Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação.

O impacto da realidade digital possibilitou uma comunicação ágil, rápida, dinâmica e conectiva em nossa cultura. Se antes a fala era a única referência de comunicação, hoje é possível fotografar, filmar, postar, compartilhar. As fronteiras não contêm a notícia, todos recebem a informação. Com isso, há uma preocupação latente com a credibilidade e a confiabilidade. Tanto é que fake news já é um termo comum a todos. Por isso, Dom Carlos começou sua reflexão elucidando o termo espiritualidade e afirmou que a base dessa espiritualidade deve ser as imagens da Palavra de Deus. Para ele, “ser alguém que tem espiritualidade é ser alguém encarnado no mundo, ciente do que está a sua volta e conectado com Deus”.

Manoel concluiu a reflexão alertando que “o nome de Jesus é cada vez menos conhecido, não por repressão dos maus, mas por omissão dos bons”. A missão da Igreja é comunicar o Evangelho, não apenas aquilo que eu concordo ideologicamente, disse Dom Carlos. Fazer comunicação no mundo é concretizar o sonho de Deus. Somos o rosto, as mãos e os pés daquele que nos envia e nos acompanha nesse empreendimento que se chama evangelização. Por isso, o amadurecimento na fé fará com que essa pessoa encarnada no mundo se torne uma pessoa verdadeiramente engajada, mas isso só é possível com humildade.

A partilha sobre o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação girou entorno da articulação e implantação referente à segunda parte do guia. A Pascom é uma pastoral de ligação, conectada com todas as demais pastorais e movimentos da paróquia, pois sua missão é auxiliar na disseminação do Evangelho através das mídias digitais. Ter sensibilidade deve ser uma constante preocupação do comunicador, para não fugir da proposta inicial. Por isso, é fundamental conhecer, ter sensibilidade, buscar formação e manter-se firme nessa missão de evangelizar no ambiente digital.

Colaboração: Rafael Holdefer Bohrer, coordenador diocesano da Pascom