Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

II Encontro de Formação da Pascom da Diocese de Tianguá

No próximo sábado dia 12 de agosto acontecerá o II Encontro de Formação para a Pascom da Diocese de Tianguá, o evento será realizado na cidade de Ubajara-CE e contará com representantes da pascom de toda a Diocese. Terá como tema: “A comunicação hoje na Igreja e na Sociedade”, tendo como assessores...

No próximo sábado dia 12 de agosto acontecerá o II Encontro de Formação para a Pascom da Diocese de Tianguá, o evento será realizado na cidade de Ubajara-CE e contará com representantes da pascom de toda a Diocese. Terá como tema: “A comunicação hoje na Igreja e na Sociedade”, tendo como assessores Dom Edimilson Neves, bispo diocesano de Tianguá e Alex Ferreira, Coordenador da Comissão para a Comunicação Social do Regional Ne 1.

Em 2016 o I Encontro refletiu sobre “A Pascom na ótica do Diretório da Comunicação”, também com assessoria de Alex Ferreira, que trabalhou as experiências das pascom paroquiais da diocese. Para esse ano o encontro vem com a temática de reflexão de dois textos dos autores Ricardo Alvarenga e Joana Puntel respectivamente, visando uma maior iluminação sobre a comunicação no processo histórico de nossa Igreja.   

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO:

08h30 – Acolhida

09h – Oração

09h30 – Palavras de Dom Edimilson

10 h – Intervalo

10 h 20 – Retorno

10 h 20 – Conferência I – Igreja e comunicação uma relação constituída no caminho (reflexão em torno do texto de Ricardo Alvarenga)

11 h 30 – Ressonância sobre a I conferência

12 h – Oração e almoço

13 h 30 – Animação

14 h – Conferência II: A comunicação hoje na Igreja e na sociedade (reflexão em torno de entrevista de Irmã Joana Puntel)

15 h – Intervalo

15 h 30 – Retorno

16 h – Encaminhamentos e finalizações

O encontro ocorrerá na cidade turística de Ubajara, no norte do estado do Ceará, que tem em sua natureza serrana um imenso potencial turístico e também religioso, o território de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração portuguesa foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza. É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de teleférico. A Gruta de Ubajara: localizada no Distrito de Araticum, a 3 km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara, esse trajeto é feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque. Apesar do potencial natural e geográfico para o turismo, esta atividade vem perdendo força nos últimos meses devido à falta de políticas públicas adequadas para a atividade. A cidade foi considerada, por muitos anos, a “joia da coroa” da região ibiapabana. Todos os anos, ocorrem a Fepai, feira de produtos agrícolas da serra da Ibiapaba, além da exposição de animais e o Festival de Floração do Maracujá.

 

Fonte:  Alex Fereira, Pascom Regional CNBB Ne 1