Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

 III Encontro Paroquial da Pascom IÚNA-ES

Carta convite. Queridos irmãos e irmãs! No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o...

Carta convite.
Queridos irmãos e irmãs!
No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o mundo, construindo assim a memória e a compreensão dos acontecimentos. Mas, se orgulhosamente seguir o seu egoísmo, o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar, como o atestam, já nos primórdios, os episódios bíblicos dos irmãos Caim e Abel e da Torre de Babel (cf. Gn 4, 1-16; 11, 1-9). Sintoma típico de tal distorção é a alteração da verdade, tanto no plano individual como no coletivo. Se, pelo contrário, se mantiver fiel ao projeto de Deus, a comunicação torna-se lugar para exprimir a própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem. Hoje, no contexto duma comunicação cada vez mais rápida e dentro dum sistema digital, assistimos ao fenómeno das “notícias falsas”, as chamadas fake news: isto convida-nos a refletir, sugerindo-me dedicar esta Mensagem ao tema da verdade, como aliás já mais vezes o fizeram os meus predecessores a começar por Paulo VI (cf. Mensagem de 1972: “Os instrumentos de comunicação social ao serviço da Verdade”). Gostaria, assim, de contribuir para o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.
Papa Francisco

Guiados pelas palavras do sumo pontífice, e buscando aprimorar a cada dia a nossa comunicação, temos a honra de convidá-lo para nosso 3º encontro de formação paroquial, que acontecerá no dia 29 de abril de 2018 a partir das 8:00h no salão da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna).
Estaremos refletindo a carta do papa Francisco para o 52º dia mundial das comunicações sociais: “FAKE NEWS E JORNALISMO DE PAZ”. Trabalharemos também o tema: COMUNICAÇÃO E LITURGIA.
Em um segundo momento teremos oficinas de: ORATÓRIA, FOTOGRAFIA LITÚRGICA E EVANGELIZAÇÃO NA ERA DIGITAL.
Estarão presentes neste processo formativo, Maria da Luz Fernandes (jornalista e assessora de imprensa de Dom Luiz – Arcebispo de Vitória, o filósofo Marcus Túllios (Assessor de comunicação do regional leste 2), e André Fachetti (Fotógrafo profissional).
As fichas estão sendo encaminhadas para ás comunidades, e se encontram também no escritório paroquial.

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 19/04/2018… NÃO FIQUE DE FORA!!!..