Inscrições abertas: concurso nacional da identidade visual para o #55dmcs

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Pelo segundo ano consecutivo, a Pastoral da Comunicação – Pascom Brasil, ligada à Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, lança o CONCURSO NACIONAL para a identidade visual (cartaz) do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2021, que tem como tema “Vinde ver (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. O objetivo do concurso é estimular a participação dos pasconeiros na produção do subsídio que é preparado anualmente para a celebração da data. As inscrições vão até o dia 15 de março. 

Sobre a identidade visual

Na identidade visual deverá conter, além da figura que você criar ou fotografia autoral, os seguintes textos: “55º Dia Mundial das Comunicações Sociais”; “16 de maio de 2021” e “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. O cartaz deverá ser enviado até o dia 15/03/2021. Todas as informações estão descritas no Edital para o Concurso do DMCS 2020. Além da identidade visual nos tamanhos solicitados no edital, o concorrente deverá enviar a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II) para [email protected] até o dia 15 de março de 2021. 

Divulgação da obra vencedora 

O anúncio da obra vencedora ocorrerá no dia 1º de abril de 2021, em publicação no Portal da Pascom Brasil e nas redes sociais da Pascom Brasil.

Celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. São Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Concurso de 2020

A primeira edição do concurso, por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020, teve como ganhador o pasconeiro da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, Everton Lucas de Oliveira. O jovem é designer e atua em sua paróquia, na cidade de Reserva, e também faz parte da coordenação diocesana.

A obra trouxe três pessoas ao centro do cartaz, representando a transmissão da história de geração em geração. A realidade da Pascom Paroquial foi ilustrada na fotografia: à esquerda um senhor, que é ex-coordenador, e ao centro uma jovem, que é atual coordenadora, ao passo que já se transmite o gosto pela comunicação para os mais novos, garantindo a continuidade do processo. A partir da inspiração do Papa na mensagem, o autor buscou transmitir “a experiência do Êxodo ensina-nos que o conhecimento de Deus se transmite sobretudo contando, de geração em geração, como Ele continua a tornar-Se presente. O Deus da vida comunica-Se, narrando a vida.” 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram