Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Inter Mirifica, espiritualidade, novas tecnologias, Natal: confira os novos artigos do portal

Para ajudar na sua formação pessoal e na formação da Pascom em sua realidade, nossos colunistas compartilham conteúdos especiais em seus artigos. Fizemos uma prévia para você. A Irmã Joana Puntel, religiosa paulina, recorda os 56 anos de aprovação do documento Inter Mirifica, no dia 4 de dezembro de 1963, o segundo...

Para ajudar na sua formação pessoal e na formação da Pascom em sua realidade, nossos colunistas compartilham conteúdos especiais em seus artigos. Fizemos uma prévia para você.

A Irmã Joana Puntel, religiosa paulina, recorda os 56 anos de aprovação do documento Inter Mirifica, no dia 4 de dezembro de 1963, o segundo dos 16 documentos do Concílio Vaticano II. O documento é um marco, pois “assinala a primeira vez que a Igreja, de modo formal e “solene” voltava-se para a questão da comunicação. Embora reduzido de 114 artigos para 24 (é o menor documento do Concílio Vaticano II), a importância refere-se, sobretudo, ao fato da “aceitação oficial”, que pode ser entendida como uma ”legitimação” para o uso dos meios pela Igreja.” Confira o artigo completo aqui. 

"Eu sou a videira verdadeira" (Jo 15,1)

Jesus comunicador, seiva e modelo que inspira nossa comunicação é o título do artigo da paulina Irmã Helena Corazza. A irmã discorre sobre a espiritualidade como “encontro com a pessoa de Jesus Cristo, comunicador do Pai, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6), que revela o rosto amoroso de Deus que quer ser amigo, próximo. Ele quer relacionar-se conosco verdadeiramente, quer pensar em nós, amar por meio de nós, agir conosco e por nós. Ele nos quer unidos (as)a Ele para que produzamos frutos como ramos unidos à videira (Jo 15, 1-17).”

Créditos: Gabriela Nepomuceno | fotografiareligiosa.com.br

Voltado para a convergência e as novas tecnologias, o professor e fotógrafo Fernando Nunes compartilha uma reflexão sobre a revolução causada pela internet e as novas tecnologias. No artigo, ele apresenta que estas “são meios que possibilitam o alcance rápido – e até instantâneo – de todo e qualquer tipo de informação. Hoje, é impossível pensar as ações humanas “desconectadas” do ambiente digital. A tecnologia tornou-se uma extensão de nossas vidas.”

Estamos no tempo do Advento, preparação para o Natal e o Padre Reginaldo Manzotti nos convida a refletir sobre este “dia significativo na história da salvação, acolhendo em nosso coração o Menino Deus que vai nascer.” É de extrema importância que cada agente da Pascom esteja preparado para vivenciar este momento valorizando o que é mais importante: Jesus. É Natal do Deus Conosco.

Que você tenha uma boa leitura destes artigos. Compartilhe com seus companheiros de Pastoral e juntos nos formemos para comunicar melhor.