Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

IV Seminário de Comunicação Social discute “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”

Comunicadores católicos de diversas dioceses e arquidioceses do Brasil estão reunidos no Rio de Janeiro (RJ) para o IV Seminário de Comunicação Social, que nesta edição, abordará o tema “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”. A cerimônia de abertura, realizada na noite desta terça-feira (7/11), contou com a...

Comunicadores católicos de diversas dioceses e arquidioceses do Brasil estão reunidos no Rio de Janeiro (RJ) para o IV Seminário de Comunicação Social, que nesta edição, abordará o tema “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”.

A cerimônia de abertura, realizada na noite desta terça-feira (7/11), contou com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, do vigário episcopal para a Comunicação da Arquidiocese anfitriã, cônego Marcos Wiliam, do Padre Arnaldo Rodrigues, que é o coordenador deste seminário, e do Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, Padre Antônio Xavier Batista.

Incentivador da comunicação na Igreja, em sua fala Dom Orani relembrou que esse encontro nasceu com o intuito de discutir a comunicação entre os Padres da arquidiocese, porém, devido ao ritmo acelerado da evolução dos meios e redes de comunicação, o seminário foi ampliado e desde 2016 leigos que buscam formação e novas possibilidades de evangelizar por meio da mídia também foram convidados a participar. “Sabemos o quanto é importante ouvirmos especialistas e acompanharmos a evolução da comunicação. Queremos que esse seminário seja mais um meio de colaborarmos com a formação dos agentes de comunicação da nossa Igreja e também, que possibilite a troca de experiências entre os comunicadores e motive a multiplicação desse conhecimento nas comunidades”, disse Dom Orani durante a cerimônia de abertura.

Como palestra de abertura, Padre Xavier falou sobre a “Simplificação dos meios de comunicação, o uso e a acessibilidade”. Ele expôs o reflexo que a tecnologia trouxe ao cotidiano e quanto a internet modificou o comportamento da sociedade resultando em pessoas com diferentes perfis que precisam de formas distintas de comunicação para serem alcançadas. Este é o desafio que os comunicadores com a missão de evangelizar têm, é fazer das novas tecnologias ferramentas a serviço da evangelização e utilizar as redes e as mídias sociais como canais para o anúncio da Boa Nova de forma que essa mensagem seja ouvida, compreendida e colocada em prática.

Para quem participa pela primeira vez do encontro, a expectativa é grande. “Pela programação eu vi que é um seminário de alta qualificação e nós, comunicadores católicos, precisamos de materiais sólidos que possam nortear nossas ações. Eu me lembro daquela palavra que diz: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ e, ao encontro dessa passagem, a Igreja precisa dar de comer a seu povo. Nós, geradores e multiplicadores de informações, precisamos saber o que e como comunicar”, diz Everton Barboza, assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá (PR).

Já aqueles que estiveram presentes em outras edições, a perspectiva é enriquecer o conhecimento. “A cada ano aprendemos mais sobre a ação de comunicar e evangelizar. Nós temos a missão de evangelizar e ter um seminário para discutir novas formas de otimizar o dom da comunicação a serviço da evangelização é maravilhoso”, diz Rosiley Lourenço, assessora de imprensa da Diocese de Piracicaba (SP).

O IV Seminário de Comunicação Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro está sendo realizado no Centro de Estudos do Sumaré e segue até sexta-feira (10/11). A programação pode ser acompanhada ao vivo por meio da Web TV Redentor (http://webtvredentor.com.br/)

 

Por: Luciana Navarro – Pascom Regional Oeste 1