Jornalistas e agentes pastorais debatem Fake News e Educomunicação em Seminário da Diocese de Parintins  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Um grupo de profissionais do jornalismo, agentes de pastorais e de movimentos das paróquias da Diocese de Parintins participaram durante três dias de debates e rodadas de conhecimento durante a realização do primeiro Seminário de Comunicação promovido pelo Centro de Cultura e Ensino da Diocese de Parintins em parceria com a Livraria Paulinas e Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac).

As palestras tiveram como mediadora a irmã Helena Corazza, doutora em comunicação, que abordou entre outros temas a Educomunicação e Fake News. O evento foi realizado de 13 a 15 de abril no auditório do Centro Pastoral Mãe de Deus, prédio do Sistema Alvorada de Comunicação.

Além de Parintins, profissionais de Barreirinha e Maués também participaram.

Para a irmã Helena, a disciplina Educomunicação reúne dois conceitos que levam a pensar a realidade a partir da comunicação, que são dois campos de ensino, pesquisa e ao mesmo tempo de vivência que pode ser aplicado tanto na escola quanto nas pastorais.

“Adotamos a educacomunicação como um trabalho da igreja, do processo da comunicação, do diálogo, da participação, do estimular a criatividade, da valorização do ser humano enquanto sujeito do processo e enquanto alguém que transforma uma realidade”, pontuou a pesquisadora.

Para o diretor do Centro de Cultura e Ensino da Diocese de Parintins, padre Arilton Cascaes, a vinda da irmã Helena Corazza é a oportunidade para abrir novos horizontes no conhecimento, principalmente no meio comunicacional dos envolvidos nas paróquias e na disseminação do evangelho.

“É possibilitar uma formação de qualidade que possa ajudar a melhorar a comunicação à luz do Evangelho, à comunicação da verdade e transformar o mundo dando a nossa contribuição numa realidade concreta que é a nossa”, afirmou.

Por: Marcondes Maciel | Repórter Parintins

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram