[email protected] oferece palestras e oficinas de capacitação para agentes da Pascom na Arquidiocese de Natal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os agentes da Pastoral da Comunicação de 38 paróquias da Arquidiocese de Natal participaram da 1ª edição do [email protected] 2021, um evento de formação e articulação, promovido pela coordenação arquidiocesana da Pascom, que oferece palestras e oficinas, com o objetivo de aprimorar o serviço pastoral realizado pelos agentes.

O evento ocorreu no último sábado, 27 de fevereiro, por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação de mais de 70 agentes. A programação teve início com a acolhida aos participantes, conduzida pelo jornalista Cezar Barros, articulador arquidiocesano da Pascom, seguida de oração inicial e partilha do Evangelho, cuja reflexão foi realizada pelo diácono José Bezerra, um dos assistentes eclesiásticos da Pascom em nível arquidiocesano.

Depois, a jornalista Luiza Gualberto, do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal, proferiu a palestra “Ser Pascom”, que abordou conceitos importantes para compreender a prática pastoral sugerida pela Igreja para a Pascom, com base no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc. 99 da CNBB).

A última parte do evento foi a realização de três oficinas, oferecidas de forma simultânea, em diferentes salas virtuais do Google Meet. Uma das formações tratava de “Noções Básicas de Design” e foi assessorada pelo gestor de mídias sociais da rádio 91 FM, Edvanilson Lima. A segunda oficina abordou “A Pascom na Celebração Eucarística” e foi conduzida por Aldair Santos e Josemar Nascimento, coordenadores da Pascom em paróquias da capital norte-riograndense e integrantes do Núcleo de Formação da Pascom na Arquidiocese de Natal. Outro membro desse núcleo, Jeferson Rocha, jornalista e mestre em jornalismo, ministrou a terceira opção de oficina desse [email protected], sobre “Técnicas de Entrevista”.

A avaliação geral do evento é positiva, por parte da Arquidiocese de Natal. “Nós nos desafiamos a realizar o evento de forma virtual, com oficinas simultâneas e, graças a Deus, foi bem proveitoso. Temos recebido comentários dos agentes, ressaltando e agradecendo pela iniciativa de promover formações virtuais, ainda que seja necessário manter o isolamento social nesse tempo da pandemia”, destacou Cezar Barros, articulador arquidiocesano da Pascom.

Essa também é a percepção dos agentes que participaram do evento. “Gostei muito do [email protected] Pode continuar nesse formato até voltamos ao normal”, disse Fabrício Batista, agente e coordenador da Pascom na Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em Natal.

A Arquidiocese de Natal pretende realizar mais três edições do [email protected] nos meses de março e abril, para atingir as demais paróquias e áreas pastorais do território arquidiocesano. Ao todo, são mais de 100 comunidades que contam o serviço da Pastoral da Comunicação.

 

(Colaboração da Pascom da Arquidiocese de Natal) 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram