Moisés Sbardelotto comenta a mensagem do Papa Francisco para o #55dmcs

“Venha e veja”: por uma comunicação sensível. Este é o título do artigo do jornalista e doutor em Comunicação, Moisés Sbardelotto, comentando a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Sbardelotto afirma que

“é preciso sentir os sentidos para fazer sentido. Daí a necessidade de uma comunicação sensível, isto é, que sente e também faz sentir, que é sensível e também sensibiliza. Uma comunicação sensível no tratamento das pessoas e das realidades, capaz de sentir os sentimentos em jogo, e de comunicar sentidos com sensibilidade.”

O pesquisador aborda o desafio posto aos comunicadores de “pôr fim à ditadura da razão funcionalista e instrumentalista nos processos de comunicação”,  que traz como características a objetividade, a imparcialidade e a isenção. A partir desses pressupostos, corre-se o risco de uma comunicação “facilmente “lava as mãos” diante da realidade, manifestando muitas vezes desinteresse e indiferença diante das injustiças”. Moisés dialoga em seu texto com os pensadores Muniz Sodré, Michel Maffesoli e Eric Landowski.

Confira o artigo completo no menu FORMAÇÃO aqui em nosso portal, ou clique aqui.

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram