Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Monsenhor Dr. Lucio Ruiz fala sobre a Igreja na Era Digital durante o IV Seminário de Comunicação Social

Na manhã desta quinta-feira (9/11), o IV Seminário de Comunicação Social, realizado pela Arquidiocese do Rio Janeiro, recebeu a presença de um dos responsáveis pela Comunicação no Vaticano, o chefe do serviço de internet, Monsenhor Dr. Lucio Ruiz, que falou aos participantes sobre o tema “Igreja na Era Digital”. Ao encontro do...

Na manhã desta quinta-feira (9/11), o IV Seminário de Comunicação Social, realizado pela Arquidiocese do Rio Janeiro, recebeu a presença de um dos responsáveis pela Comunicação no Vaticano, o chefe do serviço de internet, Monsenhor Dr. Lucio Ruiz, que falou aos participantes sobre o tema “Igreja na Era Digital”.

Ao encontro do tema central do seminário, “Ser Igreja na rede: a cultura digital como um recurso”, o Monsenhor chamou a atenção para a importância da transformação comportamental que o uso das novas tecnologias e a internet estão causando na sociedade e, diante dessa evolução, os comunicadores católicos precisam estar atentos às mudanças e repensar a forma de comunicar.

Apesar dessa evolução que trouxe várias mudanças, o Monsenhor Lucio pontuou que algumas coisas nunca irão mudar, como por exemplo, Deus, o amor e a verdade. Porém, a forma como as mensagens são apresentadas mudaram e, continuarão a mudar. “É aqui o ponto que merece a atenção e o planejamento dos comunicadores católicos. Temos que pensar como podemos apresentar a mensagem que Cristo nos deixou de modo que ela chegue até as pessoas que estão envolvidas nessas mudanças. Por isso é tão importante nos atualizarmos e discutirmos sobre o tema proposto neste seminário, caso contrário, a mensagem que tentamos passar se perderá e não chegará ao seu destino”, disse o chefe do serviço de internet do Vaticano.

O palestrante lembrou que a essência da mensagem que buscamos transmitir sempre será Jesus, mas, antes de se utilizar as redes sociais ou os veículos de comunicação para transmitir essa mensagem, primeiro há sempre o contato pessoal e o diálogo.

O Monsenhor Dr. Lucio Ruiz continuará sua explanação na manhã desta sexta-feira (10/11), quando se encerra o seminário, e abordará também a reforma da cúria e secretarias.

O vídeo com a apresentação completa do Monsenhor Dr. Lucio Ruiz está disponível da fanpage do Facebook @seminariocomunicacaorj e toda a programação do IV Seminário de Comunicação Social pode ser acompanhada ao vivo por meio da Web TV Redentor (http://webtvredentor.com.br/).

Fotos: https://www.facebook.com/seminariocomunicacaorj/

Por: Luciana Navarro – Pascom Regional Oeste 1