Muticom 2019 – Compromisso da Arquidiocese de Goiânia

O Diretório de Comunica­ção da Igreja no Brasil, já no primeiro capítulo, fala da necessidade que temos de compreender profunda­mente as pessoas e a sociedade em que vivemos, para que a nossa ação evangelizadora tenha êxito. Diz o texto: “Essa compreensão passa ne­cessariamente pelo entendimento do mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida de fé” (Doc. 99 da CNBB, n. 11).

Sendo assim, em julho de 2019, um evento vai promover o diálogo entre os agentes de comunicação da Igreja no Brasil para a discussão de temas atuais: será a 11ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação, o Muti­com. O encontro, realizado pela pri­meira vez em Goiânia (GO), será um espaço para a formação, a exposição das iniciativas já realizadas e o am­plo debate, com presença de grandes pensadores na área para uma refle­xão sobre as perspectivas da comuni­cação na Igreja e na sociedade.

A decisão de acolher o evento foi do arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, e a missão foi assumida publicamente no encerra­mento do 10º Muticom, em Joinvil­le (SC), em 2017, quando Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar, recebeu, em nome da Arquidiocese de Goiânia, o símbolo do Muticom. A próxima edição ainda está sendo projeta­da, com a formação de uma equipe composta por comunicadores convi­dados do meio profissional e acadê­mico de diferentes regiões do país, além de representantes da CNBB e lideranças pastorais da cidade que sedia o evento.

No entanto, a mobilização em tor­no do Muticom já começou. Desde o mês de abril deste ano, teve início um passeio com o símbolo do evento pelas dioceses do Regional Centro­-Oeste. Aproveitando a articulação dos agentes da Pastoral da Comuni­cação, estão sendo realizados ao lon­go de 2018 os chamados “Mutirões Diocesanos”. Em Goiânia, está mar­cado para o dia 1º de setembro.

Até lá, a Arquidiocese tem a opor­tunidade de vivenciar uma dinâmi­ca crescente de articulação no cam­po da comunicação, especialmente dos agentes de Pascom. Isso porque a dinâmica dessa pastoral – quando busca ser efetiva em prol do cresci­mento da comunidade –, procura, a partir de uma efetiva formação dos agentes, colaborar com a articulação da comunidade, produzindo meios de serviço à ação de toda a pastoral, fundamentada numa espiritualida­de missionária.

Não se trata, portanto, de um Mutirão de Comunicação em que Goiânia receberá comunicadores de todo o país, mas de uma ocasião para fortalecer essa dimensão pas­toral na Arquidiocese. O Vicariato para a Comunicação é a referên­cia nesta missão, e cada paróquia e comunidade pode incentivar seus agentes a ampliar suas ações, ou ini­ciar a missão. Nesse sentido, é fun­damental o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da CNBB, que pode ser adquirido nas livrarias católicas.

E assim, Goiânia prepara-se não apenas para o Muticom 2019, mas também para atender uma orienta­ção de São João Paulo II: “Não basta apenas utilizar a mídia para difun­dir a mensagem cristã e o Magisté­rio da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nessa nova cul­tura criada a partir da comunicação moderna” (Redemptoris missio, n. 37).

por: Ir. Diego Joaquim, C.Ss.R
Coord. da Pastoral da Comunicação para o Regional Centro-Oeste da CNBB

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

392 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

107 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

257 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

118 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1153 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

300 5