Muticom de Férias é realizado em Maranguape-CE

Entres os dias 06 e 08 de julho está sendo realizado o Mutirão de Comunicação de Férias na cidade de Maranguape-CE. O evento é promovido pela Pascom de Maranguape, Pascom da Região Sagrada Família com o apoio da Pascom Regional NE 1 e está acontecendo no Centro Pastoral da Igreja de Nossa Senhora da Penha. A proposta do evento é alcançar uma interação entre os agentes pastorais que atuam no campo da comunicação pastoral e também em outras pastorais.

O Muticom teve início com o credenciamentos dos participantes e em seguida a Celebração Eucarística, presidida pelo missionário da misericórdia, Pe. Raphael Maciel, da arquidiocese de Fortaleza. Esse momento início foi marcado pelo foco no eixo da espiritualidade, com as orientações do Diretório da Comunicação, documento 99.

Na manhã do dia 07, o primeiro momento é marcado pela leitura e aprofundamento grupal da passagem bíblica de 2 Timóteo 2, 14-16. Para o segundo momento foi proposto a palestra “Jornalismo Verdade em busca da cultura de paz”, com o jornalista Everton Lucas, reportem da TV Ceará. O momento foi marcado pela reflexão em tema proposto e também da espetacularização da notícia, tão presente nas redes sociais e televisivas no estado do Ceará. Com abordagem em torno do Inter Mirifica e alusões aos documentos do Concilio Vaticano II. Também aconteceu o momento de case (partilhas de experiências), onde a Pascom do Carlito Pamplona apresentou seus trabalhos no campo visual, seguida por perguntas e respostas dos participantes.

A tarde foi marcada pelas oficinas oferecidas para esse Muticom, são elas: Redes Sociais, ministrada pela jornalista Aline Herculano; Liturgia, ministrada por Glaubércio Valentim, membro da Comissão para a Liturgia do Regional Ne 1; e Serviço Pastoral, por Samuel Carneiro, Coordenador da Pascom de Maranguape e Igor Pinheiro, Coordenador da Pascom da região Sagrada Família, da arquidiocese de Fortaleza. As oficinas vem trabalhar em conjunto a questão da postura do comunicador frente as necessidades pastorais, atendendo as necessidades formativas do eixo da formação.

Por: Alex Ferreira – Pascom Ne 1

Fotos: Thaynan Lima – Pascom São João Paulo II – Acaracuzinho

 

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

300 5