“Necessitamos caminhar unidos para enfrentar desafios”, disse o presidente da CNBB

“Alegrai e exultai” é o convite que o papa Francisco está fazendo a toda a Igreja para experimentar a alegria da santidade no dia a dia da vida. Desta forma também o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cardeal Sergio da Rocha deu início à sua homilia na manhã desta quarta-feira (11) na missa de abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos (AG). “Todos somos chamados a santidade nas diversas vocações e ministérios e felizes, bem-aventurados são os santos”, disse.

Durante a celebração de abertura, o cardeal Sérgio da Rocha, questionou: “Por que alegrar-se em meio a tantos desafios, por que alegra-se em meio a tantas situações de sofrimento?”. O próprio presidente enumerou as respostas: “Porque o senhor ressuscitou proclama a nossa Igreja porque a vida venceu a morte, o amor venceu o ódio, o perdão venceu a vingança, a esperança venceu o desânimo e a alegria venceu a tristeza. Por isso, nós nos alegramos porque unidos a Cristo e graças a Ele nós também podemos superar os desafios e caminhar numa vida nova.

O pastor destacou que são inúmeros os desafios para a missão da Igreja no mundo de hoje e na realidade brasileira. Conforme os Atos dos Apóstolos, as dificuldades não devem impedir o anúncio da palavra de Deus. Ao contrário exige ainda mais a proclamação firme, o testemunho fiel do Evangelho. “Ninguém pode aprisionar a palavra de Deus”, salientou

O Cardeal também falou da importância da oração de todos para o enfrentamento das dificuldades. “Para enfrentar desafios, nós necessitamos caminhar unidos. No mundo marcado por tantas divisões de conflitos, o testemunho de comunhão se torna ainda mais necessário”.

E finalizou sua reflexão, dizendo que os todos são chamados e desafiados a serem cristãos por inteiro, a viverem a santidade sendo fieis em todos os momentos, nas alegrias e nas dores. “Seja o nosso louvor Pascal manifestado com os lábios, com o coração e com a vida. Seja o nosso louvor Pascal acompanhado da busca da paz, jamais cedendo a tentação da agressividade, do ressentimento, da vingança em palavras ou atos”.

A Missa foi concelebrada pelos arcebispos de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e pelos bispos de Santo André (SP), dom Pedro Cipollini, de Lages (SC), dom Guilherme Werlang e o coadjudor de Montes Claros (MG), dom João Justino de Medeiros. Além do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

A cobertura completa da 56ª AG pode ser conferida aqui no nosso portal e nas redes sociais da CNBB.

Instagram: @cnbbnacional
Facebook: https://www.facebook.com/cnbbnacional
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cnbbnacional
Twitter: https://twitter.com/cnbbnacional?lang=pt

#56AGCNBB

Quer participar da cobertura? Mande seu recado em imagem, som ou voz para a 56ª Assembleia Geral dos Bispos. Use a hashtag: #56AGCNBB. Esteja em sintonia!

fonte: CNBB NACIONAL 

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

107 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1152 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

261 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

216 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

173 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

298 5

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído no ano de 1966, três anos após a publicação do Decreto Inter Mirifica, documento conciliar que criou a data comemorativa.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

271 0

Novas possibilidades para a ação da Igreja através do meios de comunicações sociais surgiram após a promulgação do decreto Inter Mirifica, em 1963. Para que o compromisso assumido no Concílio Vaticano II se tornasse uma realidade, no ano de 1964 o Papa Paulo VI criou a Pontifício Comissão para as Comunicações Sociais.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

225 0

Que belas palavras do Papa Francisco recordando o centenário do nascimento de São João Paulo II!
#repost @franciscus
・・・
EN: 100 years ago the Lord visited His people. He sent a pastor. #JohnPaulII was our shepherd in prayer, in closeness to the people, in love for justice that always goes together with mercy.

PT: Há 100 anos o Senhor visitou o seu povo. Ele enviou um pastor. #SãoJoãoPauloII foi nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto com a misericórdia.

ES: Hace cien años, el Señor visitó a su pueblo. Envió un pastor. #SanJuanPabloII fue nuestro pastor en la oración, en la cercanía al pueblo, en el amor a la justicia, que siempre va junto con la misericordia.

IT: 100 anni fa il Signore ha visitato il suo popolo. Ha inviato un pastore. #SanGiovanniPaoloII è stato nostro pastore nella preghiera, nella vicinanza al popolo, nell’amore alla giustizia che sempre va insieme alla misericordia.

FR: Il y a 100 ans, le Seigneur a visité son peuple. Il a envoyé un pasteur. #SaintJeanPaulII a été notre pasteur par la prière, la proximité avec le peuple, l’amour de la justice qui va toujours de pair avec la miséricorde.

DE: Vor 100 Jahren hat der Herr sein Volk besucht und ihm einen Hirten gesandt. Der #hlJohannesPaulII. war unser Hirte im Gebet, durch die Nähe zum Volk Gottes, in der Liebe zur Gerechtigkeit, die stets mit der Barmherzigkeit einhergeht.

PL: 100 lat temu Pan nawiedził Swój lud. Posłał pasterza. #ŚwiętyJanPawełII był naszym pasterzem w modlitwie, w bliskości z ludem, w umiłowaniu sprawiedliwości, która zawsze idzie razem z miłosierdziem.

316 0