O estagiário responde! Como saber se minha informação é uma notícia?

Uma grande dúvida na vida de um pasconeiro é saber se a informação que ele possui é uma notícia relevante. Pois bem, para obtermos a resposta para esta pergunta, precisamos nos fazer os seguintes questionamentos: para quem vou transmitir minha informação?, esta informação irá contribuir em algo na vida de quem recebe a informação? Qual o meus objetivo ao divulgar esta informação? Se você tem as respostas para estas perguntas, sua pergunta já deve estar respondida.

Vamos esclarecer, melhor!

A ideia é mostrar para a comunidade que seu grupo da Pascom realizou uma reunião para tratar da agenda de eventos e reuniões que serão realizadas durante o ano, como um registro? Então, valeria colocar uma foto com legenda no facebook, no instagram, enfim.

Mas, se vocês desejam colocar a todos da comunidade a par das ações que vocês estão realizando e, com isso, pretendem agregar mais pessoas para participarem do grupo, como por exemplo: estão organizando um encontro de formação, com data definida, com um objetivo definido (formar novos agentes da Pastoral da Comunicação, para que se somem ao grupo e evangelizar através dos meios de comunicação, etc) e pretendem divulga-lo a todos para que participem deste momento, então, aí você tem uma motivação e muita informação para construir uma notícia.

A notícia é um gênero textual cuja sua principal finalidade é deixar o leitor ou expectador informado. É certo que, nem tudo o que acontece em nosso meio é notícia. Claro, é importante lembrar que não estamos em um veículo de comunicação comercial ou secular e, para nós, Pascom, o mais importante é saber o que está sendo feito pelos agentes de Pascom pelo Brasil. Mas é interessante termos alguns cuidados, para que nossa mensagem siga ainda mais longe e, quem sabe, ultrapasse as “fronteiras”, chegando, assim, a mais pessoas.

No tempo certo

Outro fator importante é estar no tempo certo. As notícias devem ser feitas (escritas, gravadas ou filmadas) e levadas a público quase que de forma imediata. Principalmente nos tempos modernos, quando tudo é mais rápido. Os acontecimentos do final de semana, por exemplo, devem ser publicados, postados, editados, etc, o mais breve possível. Esta informação deixa de ter importância na medida em que o tempo vai passando. Tornando-se notícia “velha”. Logo, não terá mais relevância.

Estamos aguardando suas notícias, pasconeiros. Acesse o espaço COLABORE e  conte-nos o que a sua Pascom está realizando.

 

Sobre o Autor: Greice Pozzatto

Você também pode gostar:

Busca

Instagram