Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os impactos da transformação digital nas atividades da Pastoral da Comunicação

Muito além de exercer atividades de divulgação nos meios digitais, a Pastoral da Comunicação tem um papel fundamental no processo de transformação digital do ambiente pastoral.   Há bastante tempo a sociedade vem vivendo um processo de mudança extremamente acelerado. Graças à tecnologia, nossas rotinas sejam pessoais, profissionais, culturais e pastorais estão...

Muito além de exercer atividades de divulgação nos meios digitais, a Pastoral da Comunicação tem um papel fundamental no processo de transformação digital do ambiente pastoral.

 

Há bastante tempo a sociedade vem vivendo um processo de mudança extremamente acelerado. Graças à tecnologia, nossas rotinas sejam pessoais, profissionais, culturais e pastorais estão em constante evolução.

Para muitos, o que vivemos é uma nova revolução, chamada Transformação Digital. Assim como vivemos as revoluções industriais, hoje nossa sociedade passa por esta nova revolução. 

 O ambiente digital é – Com toda certeza! – responsável por grande parte dessas mudanças. Mas o que é Transformação Digital? 

Há quem acredite que esta transformação seja apenas um esforço dos profissionais de TI para melhorar a experiência do cliente na aquisição de produtos e serviços. 

A Transformação Digital, mais que um conceito para o futuro, ela é real e já está acontecendo. 

Nossas vidas são impactada todos os dias por esta grande revolução. Nossos hábitos sejam de consumo, comportamento e até cultural, estão sofrendo drásticas mudanças. 

Se essa dimensão já ocorre em nossas vidas pessoais e profissionais, logo elas mudam ou devem mudar nossa forma de exercer nossas atividades na Pastoral da Comunicação.

Afinal, não somos do mundo, mas estamos no mundo!

Neste artigo quero ajudar você a entender: 

  • Os conceitos básicos do que é transformação digital;
  • Os impactos da transformação digital na evangelização
  • O papel da Pastoral da Comunicação na transformação digital.
O que é transformação digital?

Com o avanço tecnológico, o mundo dos negócios foi o primeiro a sofrer os grandes impactos dessa revolução que já iniciou. Muitas empresas, por maiores que fossem, começaram a sofrer com o surgimento da internet. 

Tudo aquilo que parecia certo, regras que mantinham negócios de pé, começaram a ser quebradas e houve um verdadeiro “desmonte” de grandes organizações. 

A transformação digital é bem mais que um site, ou um perfil nas redes sociais. Ela é um processo no qual as organizações fazem uso para mudar a forma de atuação das organizações. 

Ela não é uma parte isolada do processo de gestão, seu uso é para garantir os melhores resultados. A tecnologia passa a ter papel essencial para a sobrevivência dos negócios. 

Para ilustrar de forma bem didática o quanto a Transformação Digital impactou o mercado basta olharmos a imagem abaixo:

Acredito que muitos de vocês é da geração que nem teve acesso a algumas dessas tecnologias do passado. 

Pode ser que você nem conheça, mas a tecnologia derrubou gigantes que no passado jamais imaginaríamos que serão derrubados. 

Quem não lembra da KODAK, líder de mercado em venda de filmes para câmeras fotográficas? Eles precisaram se reinventar e passar por uma transformação estrutural.

Mais que um desafio de comunicação, marketing ou tecnologia. A Transformação Digital é um desafio de gestão. 

Os impactos da transformação digital na evangelização

Agora que você já tem uma base do que é Transformação Digital, vamos compreender como ela se dá na nossa comunidade, como ela acontece na evangelização!

Primeiro,  precisamos entender que nossa comunidade está vivendo a Transformação Digital, quando ela compreende, que o uso da tecnologia e dos meios digitais, não só devem ser usada para comunicar o evangelho, mas é usada para fazer a gestão das atividades evangelizadoras. 

O digital não nos serve só para anunciar o evangelho. Ele passa a ter um papel fundamental para desenvolver todo o processo de evangelização do nosso público alvo. Veja na figura a seguir, alguns elementos fundamentais para que uma comunidade siga no caminho da transformação digital:

Recentemente, eu escrevi um artigo no blog da Dominus, onde apresento uma lista de perguntas que podem ser respondidas, e irá ajudar a identificar se sua comunidade está no caminho da maturidade digital na evangelização. Veja abaixo:

Pergunta Resposta
1.Sua paróquia conta com plataformas digitais que automatize as atividades pastorais? Ex. Utiliza software para gestão de projetos, gestão financeira e administrativa, relacionamento com os dizimistas, etc. (  ) Sim (  ) Não
2.Atividades evangelizadoras são pensadas desde o início para o ambiente digital? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
3.Sua paróquia valoriza o uso do site como uma forte presença digital que gera autoridade com o público alvo? (  ) Sim (  ) Não
4. A comunidade conta com forte presença nas redes sociais, buscando fazer atualizações diárias? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
5. A paróquia valoriza a produção de conteúdo digital para os diferentes canais, como caminho para promover a formação dos agentes pastorais?  (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
6. A comunidade possui uma conta no Google Analytics onde procura buscar informações sobre o comportamento do seu público alvo? (  ) Sim (  ) Não
7. Hoje o relacionamento com o público alvo da comunidade é pensado estrategicamente para o online? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
8. Há investimentos financeiros em compra de mídia paga para as redes sociais? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
9. O marketing digital da paróquia é executado de forma profissional? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
10. Os investimentos financeiros da paróquia para o marketing digital são prioritários? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
11. Há disponível formas de contribuição online para os dizimistas e benfeitores da comunidade? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
12. O uso de e-mail marketing e newsletter é feito com frequência para o relacionamento com os diferentes públicos da comunidade?  (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
13. No processo formativo dos agentes pastorais, há disponível cursos e outros tipos de formação na modalidade EAD? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
14. Sua comunidade costuma avaliar as métricas mais importantes? (  ) Sim (  ) Às vezes (  ) Não
O papel da Pastoral da Comunicação na transformação digital

Para concluir nossa reflexão sobre a Transformação digital, precisamos falar como as atividades da Pastoral da Comunicação. É necessário que as ações estejam alinhadas para gerar novas estratégias evangelizadoras no ambiente paroquial.

Ao compreendermos a estreita relação que os agentes pastorais da PASCOM possuem com o ambiente digital, fica fácil perceber a importância do seu papel na promoção da transformação digital da evangelização. 

Esta familiaridade com as ferramentas tecnológicas e sua inserção cotidiana no ambiente digital dá aos agentes pastorais uma vantagem promissora para colaborar no avanço da evangelização usando o ambiente digital. 

Para nos ajudar a compreender melhor nosso papel nesse processo, apresento a figura a seguir: 

#GERARVALOR: Como agentes da PASCOM, é preciso que nossa atuação gere valor. O que isso significa? Significa que preciso colocar meus esforços na execução de pequenas ações que traga grandes resultados. Isso mesmo, o Digital faz isso! 

Com pouco investimento e ações pequenas, podemos alcançar grandes resultados. Quando conseguimos fazer isso automaticamente ganhamos respeito e nossas ações passam a ter credibilidade. Isso será nossa “carta na manga” para receber investimentos!

#FORTALECEROCONHECIMENTO: Uma das abrangências das ações da Pastoral da Comunicação é sua atuação na formação de todas as pastorais no que diz respeito à comunicação. 

Aqui ouso dizer que a Pascom precisa atuar na formação sobre a transformação digital da evangelização. Por isso, você, coordenador ou agente da PASCOM, precisa ser criativo e insistente na disseminação de conteúdo de qualidade para sua comunidade. 

#GERARRESULTADO: Para que algo receba investimento e entre na esfera da prioridade, é necessário que os envolvidos percebam o quanto de resultado aquela estratégia vai trazer. 

Um desafio perene para o agente da PASCOM é ir além das métricas de vaidades. Ou seja, likes, acessos e comentários são legais. Mas o testemunho de alguém que teve a vida transformada porque assistiu aquela live, ou leu aquele texto no blog da paróquia. Esse não tem preço! As pessoas da sua comunidade precisam ter acesso a isso.

#ATUARNOPROCESSOEVANGELIZADOR: Já dei formação para muita gente na Igreja e inclusive para agentes da PASCOM, e ouso dizer: A PASCOM precisa crescer muito no entendimento sobre a vida pastoral da Igreja. Ela precisa entrar no TODO da evangelização e não só na divulgação das ações. 

Quando nossa atuação for integrada, onde a Pastoral de Conjunto faz parte da nossa estratégia, e conseguimos atender as diferentes demandas evangelizadoras da Igreja, vamos ganhar maior reconhecimento e ter toda a abertura necessária para colocar nossa comunidade no ambiente da transformação digital. 

Uma reflexão final 

Este artigo não encerra o tema Transformação Digital. Sua amplitude vai muito além do que podemos tratar neste espaço. Mas deixo aqui, minha percepção e contribuição para que cresçamos no processo evangelizador no ambiente digital. 

Espero ter colaborado com o seu aprendizado e deixe o seu comentário neste conteúdo!