Muito além de exercer atividades de divulgação nos meios digitais, a Pastoral da Comunicação tem um papel fundamental no processo de transformação digital do ambiente pastoral.
Há bastante tempo a sociedade vem vivendo um processo de mudança extremamente acelerado. Graças à tecnologia, nossas rotinas sejam pessoais, profissionais, culturais e pastorais estão em constante evolução.
Para muitos, o que vivemos é uma nova revolução, chamada Transformação Digital. Assim como vivemos as revoluções industriais, hoje nossa sociedade passa por esta nova revolução.
O ambiente digital é – Com toda certeza! – responsável por grande parte dessas mudanças. Mas o que é Transformação Digital?
Há quem acredite que esta transformação seja apenas um esforço dos profissionais de TI para melhorar a experiência do cliente na aquisição de produtos e serviços.
A Transformação Digital, mais que um conceito para o futuro, ela é real e já está acontecendo.
Nossas vidas são impactada todos os dias por esta grande revolução. Nossos hábitos sejam de consumo, comportamento e até cultural, estão sofrendo drásticas mudanças.
Se essa dimensão já ocorre em nossas vidas pessoais e profissionais, logo elas mudam ou devem mudar nossa forma de exercer nossas atividades na Pastoral da Comunicação.
Afinal, não somos do mundo, mas estamos no mundo!
Neste artigo quero ajudar você a entender:
- Os conceitos básicos do que é transformação digital;
- Os impactos da transformação digital na evangelização
- O papel da Pastoral da Comunicação na transformação digital.
O que é transformação digital?
Com o avanço tecnológico, o mundo dos negócios foi o primeiro a sofrer os grandes impactos dessa revolução que já iniciou. Muitas empresas, por maiores que fossem, começaram a sofrer com o surgimento da internet.
Tudo aquilo que parecia certo, regras que mantinham negócios de pé, começaram a ser quebradas e houve um verdadeiro “desmonte” de grandes organizações.
A transformação digital é bem mais que um site, ou um perfil nas redes sociais. Ela é um processo no qual as organizações fazem uso para mudar a forma de atuação das organizações.
Ela não é uma parte isolada do processo de gestão, seu uso é para garantir os melhores resultados. A tecnologia passa a ter papel essencial para a sobrevivência dos negócios.
Para ilustrar de forma bem didática o quanto a Transformação Digital impactou o mercado basta olharmos a imagem abaixo:
Acredito que muitos de vocês é da geração que nem teve acesso a algumas dessas tecnologias do passado.
Pode ser que você nem conheça, mas a tecnologia derrubou gigantes que no passado jamais imaginaríamos que serão derrubados.
Quem não lembra da KODAK, líder de mercado em venda de filmes para câmeras fotográficas? Eles precisaram se reinventar e passar por uma transformação estrutural.
Mais que um desafio de comunicação, marketing ou tecnologia. A Transformação Digital é um desafio de gestão.
Os impactos da transformação digital na evangelização
Agora que você já tem uma base do que é Transformação Digital, vamos compreender como ela se dá na nossa comunidade, como ela acontece na evangelização!
Primeiro, precisamos entender que nossa comunidade está vivendo a Transformação Digital, quando ela compreende, que o uso da tecnologia e dos meios digitais, não só devem ser usada para comunicar o evangelho, mas é usada para fazer a gestão das atividades evangelizadoras.
O digital não nos serve só para anunciar o evangelho. Ele passa a ter um papel fundamental para desenvolver todo o processo de evangelização do nosso público alvo. Veja na figura a seguir, alguns elementos fundamentais para que uma comunidade siga no caminho da transformação digital:
Recentemente, eu escrevi um artigo no blog da Dominus, onde apresento uma lista de perguntas que podem ser respondidas, e irá ajudar a identificar se sua comunidade está no caminho da maturidade digital na evangelização. Veja abaixo:
Pergunta | Resposta | ||
1.Sua paróquia conta com plataformas digitais que automatize as atividades pastorais? Ex. Utiliza software para gestão de projetos, gestão financeira e administrativa, relacionamento com os dizimistas, etc. | ( ) Sim | ( ) Não | |
2.Atividades evangelizadoras são pensadas desde o início para o ambiente digital? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
3.Sua paróquia valoriza o uso do site como uma forte presença digital que gera autoridade com o público alvo? | ( ) Sim | ( ) Não | |
4. A comunidade conta com forte presença nas redes sociais, buscando fazer atualizações diárias? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
5. A paróquia valoriza a produção de conteúdo digital para os diferentes canais, como caminho para promover a formação dos agentes pastorais? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
6. A comunidade possui uma conta no Google Analytics onde procura buscar informações sobre o comportamento do seu público alvo? | ( ) Sim | ( ) Não | |
7. Hoje o relacionamento com o público alvo da comunidade é pensado estrategicamente para o online? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
8. Há investimentos financeiros em compra de mídia paga para as redes sociais? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
9. O marketing digital da paróquia é executado de forma profissional? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
10. Os investimentos financeiros da paróquia para o marketing digital são prioritários? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
11. Há disponível formas de contribuição online para os dizimistas e benfeitores da comunidade? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
12. O uso de e-mail marketing e newsletter é feito com frequência para o relacionamento com os diferentes públicos da comunidade? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
13. No processo formativo dos agentes pastorais, há disponível cursos e outros tipos de formação na modalidade EAD? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
14. Sua comunidade costuma avaliar as métricas mais importantes? | ( ) Sim | ( ) Às vezes | ( ) Não |
O papel da Pastoral da Comunicação na transformação digital
Para concluir nossa reflexão sobre a Transformação digital, precisamos falar como as atividades da Pastoral da Comunicação. É necessário que as ações estejam alinhadas para gerar novas estratégias evangelizadoras no ambiente paroquial.
Ao compreendermos a estreita relação que os agentes pastorais da PASCOM possuem com o ambiente digital, fica fácil perceber a importância do seu papel na promoção da transformação digital da evangelização.
Esta familiaridade com as ferramentas tecnológicas e sua inserção cotidiana no ambiente digital dá aos agentes pastorais uma vantagem promissora para colaborar no avanço da evangelização usando o ambiente digital.
Para nos ajudar a compreender melhor nosso papel nesse processo, apresento a figura a seguir:
#GERARVALOR: Como agentes da PASCOM, é preciso que nossa atuação gere valor. O que isso significa? Significa que preciso colocar meus esforços na execução de pequenas ações que traga grandes resultados. Isso mesmo, o Digital faz isso!
Com pouco investimento e ações pequenas, podemos alcançar grandes resultados. Quando conseguimos fazer isso automaticamente ganhamos respeito e nossas ações passam a ter credibilidade. Isso será nossa “carta na manga” para receber investimentos!
#FORTALECEROCONHECIMENTO: Uma das abrangências das ações da Pastoral da Comunicação é sua atuação na formação de todas as pastorais no que diz respeito à comunicação.
Aqui ouso dizer que a Pascom precisa atuar na formação sobre a transformação digital da evangelização. Por isso, você, coordenador ou agente da PASCOM, precisa ser criativo e insistente na disseminação de conteúdo de qualidade para sua comunidade.
#GERARRESULTADO: Para que algo receba investimento e entre na esfera da prioridade, é necessário que os envolvidos percebam o quanto de resultado aquela estratégia vai trazer.
Um desafio perene para o agente da PASCOM é ir além das métricas de vaidades. Ou seja, likes, acessos e comentários são legais. Mas o testemunho de alguém que teve a vida transformada porque assistiu aquela live, ou leu aquele texto no blog da paróquia. Esse não tem preço! As pessoas da sua comunidade precisam ter acesso a isso.
#ATUARNOPROCESSOEVANGELIZADOR: Já dei formação para muita gente na Igreja e inclusive para agentes da PASCOM, e ouso dizer: A PASCOM precisa crescer muito no entendimento sobre a vida pastoral da Igreja. Ela precisa entrar no TODO da evangelização e não só na divulgação das ações.
Quando nossa atuação for integrada, onde a Pastoral de Conjunto faz parte da nossa estratégia, e conseguimos atender as diferentes demandas evangelizadoras da Igreja, vamos ganhar maior reconhecimento e ter toda a abertura necessária para colocar nossa comunidade no ambiente da transformação digital.
Uma reflexão final
Este artigo não encerra o tema Transformação Digital. Sua amplitude vai muito além do que podemos tratar neste espaço. Mas deixo aqui, minha percepção e contribuição para que cresçamos no processo evangelizador no ambiente digital.
Espero ter colaborado com o seu aprendizado e deixe o seu comentário neste conteúdo!