Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Confira os palestrantes do 8º Encontro Nacional da Pascom

A programação do 8º Encontro Nacional da Pascom contará com a presença de especialistas em diversas áreas da comunicação e igreja.

Encontro Nacional da Pascom

Aproxima-se o 8º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida.

A programação oferece conferências e atividades diversas, como seminários, oficinas e workshops em torno do tema principal do encontro, “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas“.

Confira os convidados para o encontro.

Conferências

Monsenhor Lucio é argentino e atua no Dicastério para Comunicação (Créditos: acervo pessoal)

A conferência de abertura, “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, será proferida pelo sacerdote argentino e secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz . Completou os seus estudos no Seminário Maior de Santa Fé, Argentina. Obteve um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) na Universidade Politécnica de Madrid e uma Licença em Teologia Fundamental e Dogmática na Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, com uma tese sobre a Teologia da Comunicação. Membro do Fórum Internacional de Teologia da Comunicação. Doutor em Engenharia Biomédica pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Telecomunicación da Universidade Politécnica de Madrid. Trabalhou como professor no Instituto Teológico Pastoral (ITEPAL) de Bogotá e foi professor convidado de cursos de tele-formação para a América Latina na Pontifícia Universidade Gregoriana. Professor na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Desempenhou o seu ministério na Santa Sé como Diretor do Serviço Internet do Vaticano; foi membro da Comissão do Centro Media Vaticano para a reforma da comunicação da Santa Sé. Com a criação do novo Dicastério na Cúria Romana, foi nomeado Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, onde dirige projetos como “A Igreja Te Escuta” e “Sínodo Digital“.

A segunda atividade do encontro será uma roda de conversa para discutir o tema Inteligência Artificial: o futuro no presente”. Este momento terá a participação de Everthon de Souza Oliveira e Aline Amaro da Silva. Everthon é professor no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC). Tem graduação em Engenharia Elétrica pela UFSJ e mestrado e doutorado pela UFMG na linha de Inteligência Computacional. É coordenador do curso de Engenharia Elétrica do CEFET-MG e professor de Inteligência Artificial.

Aline é doutora e Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche na Ruhr Universität Bochum, Alemanha. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Graz, Áustria. Jornalista graduada pela PUCRS. Professora Adjunta da PUC Minas na Faculdade de Teologia e no Mestrado Profissional em Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ). Coordenadora e professora da Especialização em Protagonismo Feminino na Igreja (IEC/ PUC Minas). Professora da Pós-graduação em Espiritualidade e Estudos da Consciência da PUCRS. Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB), colaborando na atualização e ampliação do Diretório de Comunicação da Igreja Católica no Brasil. Integra grupos de pesquisa internacionais, como o Projeto “Casa Comum e novos modos de habitar interculturalmente” do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa (CITER/ UCP), no GT de Ecologia Digital. Membro do Grupo de Pesquisa em Teologia Comunicativa da Universidade de Innsbruck. Vice-secretária da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática (SBTS). Membro da Rede Brasileira de Teólogas (RBT).

No sábado, 13, duas conferências marcam a manhã do Encontro Nacional da Pascom. A primeira delas,Comunicadores da Esperança”, será proferida por Dom Amilton Manoel da Silva, CP. Dom Amilton é bispo de Guarapuava, no Paraná e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB. É graduado em Filosofia, História, Psicologia e Teologia. Possui especialização em formação humana, espiritualidade, liturgia e parapsicologia. Na Congregação Passionista, exerceu diversas missões em paróquias, na formação, foi Superior Provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral dos Passionistas. 

A segunda conferência intitulada Igreja em saída nas rodovias digitais” terá como palestrante o jornalista e professor Moisés Sbardelotto. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, com estágio pós-doutoral em Ciências da Comunicação e em Ciências da Religião, Moisés é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Integra também o grupo de trabalho internacional e interdisciplinar sobre inteligência artificial do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam).

A última conferência do encontro, na manhã do domingo, 14, contará com a presença da religiosa paulina Irmã Joana Puntel. O tema proposto é Artesãos da comunhão: a comunicação eclesial num ambiente polarizado”. Joana T. Puntel é uma irmã Paulina, jornalista pela Faculdade Casper Líbero- SP. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de S. Paulo – Umesp, doutorado em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pela Universidade de S. Paulo (USP). Pesquisadora na The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra). É orientadora pedagógica do Serviço à Pastoral da Comunicação – Sepac, onde atua também como docente de pós-graduação (SEPAC/ITESP). Membro da Associação de Pesquisadores em Comunicação (INTERCOM). Membro do grupo de reflexão da CNBB sobre Comunicação (GRECOM). É pesquisadora, conferencista e dirige seminários sobre Igreja/Comunicação e Cultura da Comunicação,  no Brasil e no exterior e tem várias publicações entre as quais, Cultura Midiática e IgrejaComunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática, Inter Mirifica-texto e comentários, Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. Co-autora de Pastoral da Comunicação – diálogo entre fé e cultura; Espiritualidade do Comunicador- viver a mística nos tempos atuais; Os Papas da Comunicação. Organizadora e autora do livro O humano na dinâmica da Comunicação.

Atividades temáticas 

Na tarde de sábado, a programação do Encontro Nacional oferece aos participantes a oportunidade de escolher uma atividade temática para aprofundamento, que será desenvolvida em distintos formatos. A escolha será feito a partir de formulário enviado aos contatos de inscrição e mediante disponibilidade de vagas.

Confira as atividades e os assessores.

WORKSHOP: Como articular uma rede de comunicadores?

Cezar Barros. Jornalista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor e mestre em Estudos da Mídia pela UFRN. Coordenador da Pascom na Arquidiocese de Natal e do GT Formação da Pascom Brasil.

 

SEMINÁRIO: Comunicação Não-Violenta

Maria de Lourdes A. Silva. Graduação em Pedagogia; Pós-graduação Lato Sensu na área de Supervisão e Orientação Escolar; Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas – GEPPESP (CNPq/UnB). Áreas de interesse e pesquisa: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior; Políticas de Formação Docente; Mediação de Conflitos e Comunicação Não-Violenta. Sócia-Consultora da Studo Consultoria. Assessora Pedagógica do Movimento de Educação de Base – MEB

Vicente Sérgio Brasil Fernandes. Graduação em Filosofia; Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e Existência. Professor no Instituto São Boaventura – ISB; Técnico Jurídico na Procuradoria-Geral do Distrito Federal. Áreas de interesse e pesquisa: Ética, Direitos Humanos, Filosofia Política, Mediação de Conflitos e Comunicação Não-Violenta; gestão educacional e gestão pública. Sócio-Consultor da Studo Consultoria.

 

WORKSHOP: Pascom e combate à desinformação: teoria e prática

Liz Nóbrega. Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Estudos da Mídia pela mesma instituição e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. Atua como repórter no *desinformante, cobrindo o cenário e saídas para a desinformação. Pesquisa temas relacionados a plataformas digitais, sustentabilidade do jornalismo e o ambiente informacional. Integra o Grupo de Pesquisa Jornalismo Direito e Liberdade, vinculado à Escola de Comunicações e Artes e ao Instituto de Estudos Avançados da USP.

 

WORKSHOP: Como desenvolver o eixo da Espiritualidade na paróquia?

Irmã Viviani Moura é religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas, cujo carisma é a evangelização na cultura da comunicação. Graduada em Jornalismo, possui pós-graduação em Jornalismo Digital, graduanda em Teologia e Gestão de Mídias Digitais. Atualmente, é diretora do Portal de conteúdos Universo Paulinas e vice-coordenadora da Pascom na Arquidiocese de São Paulo. 

 

WORKSHOP: Pascom 5.0: tendências para as mídias sociais 

Fabiano Fachini. É jornalista formado pela PUC Campinas, com Pós-graduação em Jornalismo Literário (ABJL) e MBA em Marketing pela Esamc. Profissional com mais de 12 anos de experiência em Comunicação nas áreas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso, TV, Rádio, Marketing Digital e Mídias Digitais, com atuação em empresas de serviços de radiodifusão, telecomunicações e religioso. É estrategista digital, e atua realizando palestras e workshops sobre Comunicação e Mídias Digitais na Igreja Católica. Atualmente é Diretor de Marketing na TV Rede Século 21 e Associação do Senhor Jesus.

 

SEMINÁRIO: Comunicação para transformação social 

Ricardo Alvarenga. Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Desenvolve pesquisas na área de Comunicação para Transformação Social e Religiões, com foco na América Latina. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, onde também atua como Professor Visitante no Curso de Jornalismo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Membro do Grupo de Pesquisa COMUNI – Comunicação Comunitária e Local. Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Comunicação Social e Educação. Palestrante, assessor e consultor em comunicação para instituições civis e religiosas.

 

OFICINA: Produção audiovisual em dispositivos móveis

Equipe do A12, a Comunicação Digital do Santuário Nacional e da Rede Aparecida de Comunicação.

 

SEMINÁRIO: Protagonismo feminino e comunicação 

Aline Amaro da Silva. Doutora e Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche na Ruhr Universität Bochum, Alemanha. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Graz, Áustria. Jornalista graduada pela PUCRS. Professora Adjunta da PUC Minas na Faculdade de Teologia e no Mestrado Profissional em Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ). Coordenadora e professora da Especialização em Protagonismo Feminino na Igreja (IEC/ PUC Minas). Professora da Pós-graduação em Espiritualidade e Estudos da Consciência da PUCRS. Membro do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB), colaborando na atualização e ampliação do Diretório de Comunicação da Igreja Católica no Brasil. Integra grupos de pesquisa internacionais, como o Projeto “Casa Comum e novos modos de habitar interculturalmente” do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa (CITER/ UCP), no GT de Ecologia Digital. Membro do Grupo de Pesquisa em Teologia Comunicativa da Universidade de Innsbruck. Vice-secretária da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática (SBTS). Membro da Rede Brasileira de Teólogas (RBT).

 

WORKSHOP: Como elaborar um Plano Pastoral de Comunicação?

Marcus Tullius. Cristão leigo, mestre em Comunicação Social pela PUC Minas, licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB. Membro do Serviço Teológico-Pastoral e apresentador do programa Igreja Sinodal em emissoras de inspiração católica. Autor dos livros Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação e Pastoral da Comunicação em chave sinodal (no prelo) e organizador do livro Comunicar para humanizar: a comunicação a partir do Papa Francisco.

 

OFICINA: IA na prática: ferramentas a serviço da evangelização 

Lucas Coelho. Designer e Artista Católico apaixonado pela união entre arte e tecnologia moderna. Com uma trajetória de 7 anos dedicados à expressão visual da fé, ele é conhecido por sua atuação digital, onde transforma conceitos religiosos em obras de arte contemporâneas. Além de sua contribuição como artista, Lucas também é um infoprodutor na área, lecionando Design Católico com um foco especial em Inteligência Artificial. Ele é pioneiro no ensino digital sobre Design e I.A. Católico, sendo o fundador da maior comunidade de Designers Católicos do Brasil, o “Católico Criativo”, que hoje conta com mais de mil pessoas na comunidade digital.Sua visão inovadora e sua capacidade de conectar tradição e modernidade têm inspirado uma nova geração de talentos no campo do design religioso.

 

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho, pelo valor de R$ 150,00. Inscreva-se aqui.