Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Paróquia na Bahia realiza primeira live para celebrar São João

Uma das datas mais importantes do calendário civil e com grande significado religioso, é o dia dedicado a São João Batista, comemorado anualmente em 24 de junho. Porém, é na noite de 23 para 24 que as fogueiras são acesas para comemorar o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas as tradicionais festas juninas. Mas em tempo de pandemia, respeitando todas as orientações sanitárias de distanciamento social, devido a Covid-19, a Paróquia Nossa Senhora da Vitórias, localizada em Santa Maria da Vitória, por meio da Pastoral da Comunicação, realizou a primeira live da Pascom Samavi com músicos de forró para animar a comunidade. Os participantes entravam em blocos e se apresentavam e durante cada intervalo, a interação com os internautas iam acontecendo naturalmente, pela participação dos agentes que atentos a tudo, anotavam as informações que chegavam. De acordo com o coordenador da pascom, Osmir Souza Celestino, a proposta da live foi para promover o entretenimento, uma forma de levar o calor humano aos paroquianos e internautas que não conhecem a paróquia e divulgar também o canal da pastoral. Segundo Osmir, em breve será realizado uma ação de prêmios para aquisição de instrumentos e equipamentos de trabalho para que a pastoral possa realizar com mais independência as transmissões nas atividades pastorais, um desafio que considera o coordenador, será logo vencido porque o povo é bom. Padre Vanderlei da Rocha Coutinho, pontuou a importância do evento, agradeceu aos envolvidos que direta e indiretamente ajudaram a promover a live. Em especial aos músicos, que em sua maioria, são participantes do terço dos homens, movimento que tem ganhado força e dinamismo na caminhada paroquial e à pascom pelo empenho e carinho de sempre em facilitar por meio das redes sociais, a evangelização. Em cada detalhe, um sinal da pascom estava estampado. Na decoração, na alegria nas cores e enfeites que caracterizavam o ambiente típico de São João. Vestidos à caráter, os músicos e agentes da pastoral entraram no clima. É claro que as máscaras fizeram parte do figurino. O resultado foi positivo um número considerável de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, com o tempo total de duas horas. Sobre a Paróquia: A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, com sede em Santa Maria da Vitória (BA), possui 65 comunidades rurais e 11 comunidades urbanas. Está localizada à rua Manoel Coelho, nº 21 – bairro centro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone da secretaria paroquial: (77) 3483-1731 Fotos e texto: Viviane Carvalho / Jornalista

Uma das datas mais importantes do calendário civil e com grande significado religioso é o dia dedicado a São João Batista, comemorado anualmente em 24 de junho. Porém, é na noite de 23 para 24 que as fogueiras são acesas para comemorar o “santo festeiro” e nesse dia são realizadas as tradicionais festas juninas. Mas em tempo de pandemia, respeitando todas as orientações sanitárias de distanciamento social, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Vitórias, em Santa Maria da Vitória, diocese de Bom Jesus da Lapa, realizou a primeira live com músicos de forró para animar a comunidade. Os participantes se apresentavam em blocos e, durante cada intervalo, a interação com os internautas iam acontecendo naturalmente, pela participação dos agentes que atentos a tudo, anotavam as informações que chegavam.

De acordo com o coordenador da Pascom, Osmir Souza Celestino, a proposta da live foi para promover o entretenimento, de levar o calor humano aos paroquianos e apresentar a paróquias aos que internautas que não conhecem a paróquia e divulgar também o canal da pastoral. Segundo Osmir, em breve será realizada uma ação de prêmios para aquisição de instrumentos e equipamentos de trabalho para que a pastoral possa realizar com mais independência as transmissões nas atividades pastorais, um desafio que considera o coordenador, será logo vencido porque o povo é bom.

O pároco, Padre Vanderlei da Rocha Coutinho pontuou a importância do evento, agradeceu aos envolvidos que direta e indiretamente ajudaram a promover a live, em especial aos músicos, que em sua maioria são participantes do terço dos homens, movimento que tem ganhado força e dinamismo na caminhada paroquial e à Pascom pelo empenho e carinho de sempre em facilitar por meio das redes sociais a evangelização.

Em cada detalhe, um sinal da Pascom estava estampado. Na decoração, na alegria nas cores e enfeites que caracterizavam o ambiente típico de São João. Vestidos à caráter, os músicos e agentes da pastoral entraram no clima. É claro que as máscaras fizeram parte do figurino. O resultado foi positivo um número considerável de pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, com o tempo total de duas horas.

Sobre a Paróquia
A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, com sede em Santa Maria da Vitória (BA), possui 65 comunidades rurais e 11 comunidades urbanas. Está localizada à rua Manoel Coelho, nº 21 – bairro centro. Para mais informações entrar em contato pelo telefone da secretaria paroquial: (77) 3483-1731

(Texto e imagens: Viviane Carvalho)