Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Paróquia São Pelegrino, no Rio Grande do Sul, apresenta novo site integrado ao sistema diocesano de comunicação

Lançamento aconteceu na Missa e procissão luminosa dos festejos de São Pelegrino, na sexta-feira, 05 de agosto, recordando a importância da unidade e cooperação entre a Igreja diocesana e as paróquias

A Paróquia São Pelegrino e Nossa Senhora da Pietà, no Rio Grande do Sul,  apresentou, após a procissão luminosa pelas ruas do bairro, na noite da sexta-feira, 05 de agosto, seu novo site na internet. Esse é um projeto diocesano de comunicação e está totalmente integrado ao site da Diocese de Caxias do Sul e ganhou o nome de “Unitas”.

A apresentação foi feita pelo publicitário Maurício Poletto Deon, responsável pelo desenvolvimento do site, em trabalho conjunto das agências Finis Comunicação e Webde Tecnologia. Ele destacou que o projeto diocesano nasceu no início do segundo semestre de 2021 e a ideia é unir todas as paróquias numa rede de comunicação. Ele mostrou diversas páginas do site e contou como chegaram no layout, nas cores e no conceito para a criação. O site foi dividido em duas telas, onde as pessoas poderão escolher para qual lado querem ir: parte turística ou a vida pastoral.

Após a apresentação, o pároco padre Leonardo Inácio Pereira, falou da importância de termos esse novo site, que foi feito para a comunidade em comemoração aos 80 anos da criação da Paróquia. Nele é possível encontrar notícias, eventos, galeria de vídeos, linha do tempo com a história das oito décadas da Paróquia, as pinturas, o mobiliário, os serviços e pastorais, a história do padroeiro e muito mais.

A integração não contempla somente as notícias, mas também a organização paroquial e do clero que, a partir do guarda-chuva do site da Diocese, também ficará automaticamente organizada nas plataformas. As notícias e agenda diocesana estarão sempre divulgadas no site, facilitando o acesso de informações a todos, sem ter que mudar de site ou plataforma.

O site está no ar.

Entenda o projeto diocesano

O ponto de partida de todo o projeto de integração foi o mapeamento, realizado nos meses de abril e maio de 2021, que pontuou um crescimento de ações de comunicação nas paróquias, sobretudo em virtude da pandemia da Covid-19. Durante o período do levantamento, 78% das 73 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, isto é, 56, estavam realizando ações de comunicação pelas redes sociais, tais como mensagens semanais, transmissão de Missas e demais postagens.

Na sequência, a Diocese buscou parcerias para a elaboração do novo site, que permitisse a integração entre as ações paroquiais. Antes disso, no entanto, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. Em 10 de dezembro de 2021 foi lançado o novo site da Diocese e quatro dos seis ‘hotsites’ já estão no ar.

A intenção também é que o portal diocesano seja como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários possam construir seus websites e, ao mesmo tempo, serem alimentados pelas propostas diocesanas e contribuírem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejarem poderão aderir ao projeto, que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.