“Pascom como promotora do diálogo” foi tema de podcast em série promovida pela Província Franciscana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“A Pastoral da Comunicação como promotora do diálogo na Igreja do Brasil” é o tema de um dos podcasts sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE 2021), promovido pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. A série de seis entrevistas é conduzida pelo Secretário de Evangelização da Província, Frei Gustavo Medella.

Para o coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, que participa do primeiro episódio, o trabalho é inspirador para promover a reflexão sobre a temática proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que são os responsáveis pela CFE 2021. Uma das perguntas feitas pelo Frei Gustavo foi sobre o risco de se promover uma Pascom sem o diálogo. Para o coordenador,

é, principalmente, o risco de não viver a sua missão. Uma pastoral que fala somente para si seria como pescar no aquário. Então, não tem razão de ser uma pastoral da comunicação se não tem o diálogo como seu princípio fundante. Seja no diálogo com os membros, com o pároco e com as outras pastorais.

Marcus Tullius ainda aborda que no método utilizado para implantação da Pascom, previsto pelo Guia, a palavra diálogo aparece no primeiro passo. “Portanto, se o agente não tiver um coração aberto e uma mente aberta ao diálogo dificilmente ele comunicará de verdade”, afirma.

A série conta com a participação de especialistas de diferentes setores da sociedade e da Igreja, dentre eles o jornalista Moisés Sbardelotto. Confira abaixo os episódios da série. Conforme sugerido pela Província Franciscana, os episódios poderão ser baixados e ouvidos individualmente, em grupos e em qualquer outra modalidade, podendo também ser levados ao ar em emissoras de rádio ou outras plataformas de comunicação. 

 

Episódio 01 – A Pastoral da Comunicação como promotora do diálogo na Igreja do Brasil

Marcus Tulio Oliveira Neto – Coordenador Nacional da Pascom.

 

Episódio 02 – A Comunicação que sente e faz sentir

Moisés Sbardelotto – Jornalista, tradutor e consultor em comunicação. Tem doutorado na área e vários livros escritos sobre o tema.

 

Episódio 03 – Diálogo: como criar esta cultura desde os primeiros anos da infância

Ester Cecília Fernandes Baptistella – Doutora em Psicologia, professora da Universidade São Francisco (USF).

 

Episódio 04 – A Comunicação não Violenta e a construção do diálogo

Lucilia Dias Furtado – Pedagoga e analista do Marista Centro-Norte.

 

Episódio 05 – O Ecumenismo como dimensão inerente da fé cristã

José Moacyr Cadenassi – Frade capuchinho, compositor e também trabalha com a temática do Ecumenismo e do Diálogo Interreligioso.

 

Episódio 06 – A Coleta da Solidariedade e o Fundo Nacional de Solidariedade

Franklin Ribeiro Queiroz – Responsável pelo Departamento Social da CNBB

 

(Com informações da Província Imaculada Conceição do Brasil)

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram