Pascom da Diocese de Nazaré promove encontros regionais de formação em formato online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No último sábado (24), aconteceu o segundo de um total de sete encontros regionais de formação que serão realizados neste ano, destinados à capacitação dos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Diocese de Nazaré, no Pernambuco. Estes encontros reúnem coordenadores e integrantes da Pascom, por região pastoral, para momentos de partilha e espiritualidade.

O objetivo é se aproximar um pouco mais da realidade de cada região pastoral para sentir as necessidades, urgências, avanços e promover um espaço para a troca de experiências, a fim de enriquecer a caminhada pastoral dos que servem no campo da comunicação em suas paróquias.

As formações são ministradas por integrantes do Núcleo Diocesano da Pascom, formado por representantes de cada uma das sete regiões pastorais que compõem a Igreja Particular de Nazaré: Edson José (Região Pastoral Carpina), Jarison Silva (Região Pastoral Goiana), Luanna Loren (Região Pastoral Limoeiro), Bruno Carlos (Região Pastoral Nazaré), Édson Aleixo (Região Pastoral Orobó), Rozelane Alves (Região Pastoral Surubim), João Firmino e Junior Vasconcellos (Região Pastoral Timbaúba), além do Pe. Samuel Santos (coordenador diocesano) e Dênes de Souza (encarregado de comunicação da Diocese de Nazaré).

Para João Firmino, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Timbaúba, e membro da Pascom diocesana, é sempre muito bom estar em contato com os pasconeiros das regiões pastorais, ainda que de forma remota. “Nós, que estamos proporcionando esses momentos de formação, também aprendemos muito com as experiências e vivências de cada uma deles. Esses dois anos têm sido diferentes, pois estamos realizando as formações por meio das plataformas digitais, mas os trabalhos não podem parar”, partilhou.

A programação dos encontros conta com momentos de oração, conversa entre os participantes sobre as realidades e desafios da missão, bem como reflexões sobre os eixos da articulação e a espiritualidade na Pascom, tendo como base o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) e o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação.

“Têm sido momentos bem edificantes. A Pascom diocesana tem nos ajudado, em palavras e atos, a entender melhor o que é ser Pascom e qual a sua missão. Todo esse afeto e dedicação por cada detalhe dessa missão que Deus nos confiou faz-nos olhar essa pastoral com outros olhos: com os olhos da espiritualidade coletiva e do dever de levar Jesus para cada lar. Estamos com o povo, a serviço deste mesmo povo e da Igreja, como verdadeiros missionários”, comentou o pasconeiro Dioclécio Correia da Silva, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Timbaúba.

Esses momentos são realizados todos os anos, de forma presencial e geralmente nos finais de semana, em um turno. Desde o ano passado, contudo, em razão da pandemia, eles estão acontecendo de forma online, pela plataforma Google Meet. O primeiro encontro formativo deste ano aconteceu no dia 27 de março, na região pastoral Goiana; este segundo foi na região pastoral Timbaúba.

Confira as datas dos próximos encontros:

– 15 de maio (Região Pastoral Nazaré)

– 22 de maio (Região Pastoral Carpina)

– 19 de junho (Região Pastoral Limoeiro)

– 03 de julho (Regiões Pastorais Orobó e Surubim)

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram