A Pascom da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, da arquidiocese de Fortaleza, esteve reunida na manhã do domingo (02/12) na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Pirambu, para dá continuidade na discussão do planejamento anual da região e avaliação das pascom das paróquias. Estiveram presentes os coordenadores das pascom: Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Álvaro Weyne, Granja Portugal e Pirambu.
A oração inicial foi conduzida pela Pascom do Pirambu, na ocasião foi acolhida a nova coordenadora da Pascom da Granja Portugal, Thais, que conduzirá os trabalhos da pascom desde agora. Alex Ferreira, coordenador da Pascom Paroquial e da Pascom Regional fez uma abordagem sobre a situação da região, apresentou um quadro organograma da estrutura da região e falou sobre o Plano de Pastoral da Pascom 2019.
César Viana, coordenador da Pascom Álvaro Weyne e da Pascom da Região, reafirmou seu compromisso em conduzir a coordenação da região pedindo a cooperação de todos os coordenadores. A reunião ainda foi marcada pela partilha das pascom paroquiais e um pré planejamento de 2019.
OS DESAFIOS:
Formação – proporcionar formação para os agentes da pascom da região, com momentos nas paróquias e na região.
Articulação – visitar as pascom que estão afastadas da região e formar grupos de pascom onde não existe.
Produção – acompanhar as atividades da região episcopal.
Espiritualidade – oferecer momentos espiritual para os agentes pastorais.
ENCAMINHAMENTOS:
1 – A Pascom irá formar frente de serviços para produzirem conteúdos quando houver eventos da região.
2 – As pascom da paróquias irão participar das formações oferecidas pela Pascom Regional, tanto na arquidiocese de Fortaleza (formação sobre o Guia da Pascom e Escola de Comunicação), na diocese de Itapipoca (Seminário de Comunicação) e na diocese de Quixadá (Muticom).
Por: Alex Ferreira – Pascom Paroquial do Pirambu e Pascom Regional NE 1