As notícias falsas nas mídias foram o centro das discussões durante a palestra. Uma abordagem que esteve em consonância com a mensagem central para 52º DMCS, que neste ano trouxe como tema: «”A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz». Assim, norteados pela mensagem do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, os palestrantes Samille Sá e João Paulo Oliveira proporcionaram uma reflexão sobre os cuidados a serem tomados diante das notícias e/ou informações que circulam nas mídias, sobretudo nas redes sociais.
Os jornalistas ainda falaram de como as notícias falsas podem ser perigosas. Reforçando através de exemplos, como as notícias distorcidas e infundadas podem alterar negativamente situações cotidianas, deixando vítimas, inclusive em alguns casos, em situações irreversíveis com determinadas exposições.
É a primeira vez que uma discussão nesse formato acontece em Varjota. Nesse sentido, a palestra foi aberta ao público e, além da Pascom, outros representantes da comunidade estiveram presentes participando e interagindo com os jornalistas.
De acordo com Joana Rocha, agente da PasCom, o tema Fake News foi de “suma importância”, e acrescenta: “usando as palavras dos nossos palestrantes dirigentes, como eles mesmo falaram, tão bom seria se mais pessoas pudessem estar presentes e ter tirado proveito o tanto que a gente tirou… saber da importância que é, ‘esse assunto’ tanto para eles quanto para nós que estamos interligados com a comunicação”. A participante ainda afirma: “tenho certeza que cada um aproveitou ao máximo, pois além de tirar muitas dúvidas, o repasse foi muito bem esclarecido, e sem falar que as dicas foram muito enriquecedoras, desde as mínimas quanto às maiores. Parabéns aos excelentes profissionais; Samille e João Paulo. Aguardaremos pelos próximos”, conclui.
Além da palestra os agentes da Pascom iniciaram as atividades do dia participando da missa solene na festa da Ascensão do Senhor, celebração que a eles também foi dedicada.
Por: João Paulo – assessor de comunicação e coordenador da pascom da Paróquia Senhora de Sant’Ana