Pascom da Arquidiocese de Maringá debate Redes Sociais e Evangelização

As Redes Sociais a serviço da evangelização foi tema da Formação Arquidiocesana promovida pela Pastoral da Comunicação/Pascom da Arquidiocese de Maringá, no sábado, 02 dezembro, no Auditório da Paulinas Livraria em Maringá.

Historicamente a Igreja Católica sempre manifestou o desejo de comunicar e evangelizar por meio da comunicação. Contudo, é necessário se adaptar aos novos tempos e aos avanços da sociedade. A missão de comunicar implica relacionar-se, ou tornar comum conhecimento e realidades. É uma porta que se abre para dar respostas aos desafios atuais. Na Igreja essa comunicação precisa vir acompanhada do desejo de construir a solidariedade, justiça e paz. Pensando nisto, a Pascom arquidiocesana, em sintonia com o 24° Plano da Ação Evangelizadora tem oferecido formações arquidiocesanas e paroquiais com o intuito de discutir e, colocar em prática, assuntos que agregam conhecimento sobre o tema comunicação e evangelização com a finalidade de que as lideranças utilizem com eficácia os novos meios, além de aperfeiçoar esses instrumentos, como discípulos e missionários na construção do Reino de Deus.

Redes Sociais a serviço da evangelização trouxe uma reflexão sobre o uso desses meios como ferramentas para o anúncio da Boa Nova. No início, Patrick Rodrigues/Ministério de Comunicação RCC/Paraná, situou os participantes sobre a atuação junto às Redes, destacando que o foco do comunicador católico é a evangelização, por essa razão deve-se testemunhar a pessoa de Cristo, deve-se criar comunhão e deve-se prestar atenção no que é disseminado em nome da Igreja.

Patrick fez uma correlação entre as horas que passamos conectados às Redes e o que poderíamos fazer nesse espaço de tempo, visto que, segundo dados citados pelo palestrante 80% das pessoas que acessam a internet mantêm perfis nas redes sociais, somente no Facebook são 67, 96% dos usuários, seguidos pelo Youtube e Twitter. As mesmas pesquisas mostraram que os internautas passam 63 horas por semana nas conectados às redes.

Desta forma rendeu-se um debate: as redes sociais deve ser um canal de evangelização constante, não só pela rapidez que avança, mas pela capacidade que tem de alcançar muitas pessoas e ao mesmo tempo. “O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade quotidiana de muitas pessoas, especialmente mais jovens”, Papa emérito Bento XVI.

O palestrante destacou alguns aspectos técnicos sobre postagens nas Redes sociais como o conteúdo, periodicidade, relevância, qualidade das imagens, identidade visual e planejamento – especialmente quando usamos para transmitir ações da Igreja/paróquias.

Na formação compareceram agentes da Pascom e lideranças de 18 paróquias da Arquidiocese. Todas as paróquias da Arquidiocese são informadas sobre as formações por meio de telefone e e-mail.

Fabiana Ferreira/coordenadora arquidiocesana da Pascom

[email protected]

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

300 5