Pascom do Regional Leste 2 propõe celebração da Via-Sacra virtual

Um dos principais exercícios penitenciais celebrados no tempo da Quaresma é a Via-Sacra. Considerando as recomendações das autoridades de saúde diante da pandemia do novo coronavírus, a Pascom do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, propõe a recitação da Via-Sacra de forma virtual. As meditações e orações são feitas na ótica do comunicador.
O roteiro original da celebração foi preparado pelo Regional Nordeste 1 (Ceará) por ocasião da Campanha da Fraternidade em 1989, que teve como tema Fraternidade e Comunicação. O Regional Leste 2 uniu a este exercício da piedade popular as intenções particulares, em especial os sofrimentos causados pelas doenças espalhadas pelo mundo, doenças incuráveis e vírus desconhecidos.
Algumas sugestões para celebrar a Via-Sacra de maneira virtual:
  • publicar cards com textos e orações nas páginas das dioceses, paróquias e comunidades, fomentando as famílias para que se reúnam em oração;
  • reunir os agentes da Pascom e outras pastorais em videoconferência para rezarem juntos;
  • promover transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram da diocese, paróquia e comunidade, com a oração e meditação conduzidas pelo bispo ou sacerdote.

De acordo com Janaína Gonçalves, coordenadora da Pascom no regional Leste 2, a maior parte das equipes de Pascom atuam na produção de notícias e conteúdos voltados para a Igreja. Contudo, é impossível não abrir os olhos e o coração para as notícias sobre a difícil situação em que vive o Brasil e o mundo por causa no novo Coronavírus.

“Compreendo a atual conjuntura e para propor um momento de reflexão e oração entre os agentes de comunicação, a Pascom do Regional Leste 2 compartilha a Via-Sacra dos Comunicadores para o ambiente virtual. Que seja esta uma das oportunidades para a compreensão de que é possível estarmos reunidos, em oração, mesmo estando em locais distantes. Também pode ser rezada em família, propiciando um encontro com o outro e partilhando a Igreja doméstica como sugere as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023)”, afirma.

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Gente, hoje é dia de #tbt não é mesmo? Então, se prepara que tem um TEBETÊ DE RESPEITO!
Não é só uma fotinho… mas é um vídeo, preparado por veteranos da Pascom. Gente que fez e continua fazendo história e manifesta o seu amor pela comunicação. Quer conferir? Link na bio.

271 0

Uma noite super especial está sendo preparada. Amanhã, às 19h, no canal da @cnbbnacional e da @anecbrasil.⁣

Vamos cantar e rezar a FAMÍLIA com @padrezezinhoscj @padreezequiel e @padrejoaocarlos⁣

#esperanca #solidariedade

147 2

Rezemos juntos!
#repost @cnbbnacional
・・・
#RezemosJuntos A CNBB promove novamente momento de oração frente à pandemia do novo coronavírus, hoje às 15h30, ao vivo, com Dom Dom Moacir Arantes, da @arquidiocesedegoiania, direto do Santuário do Divino Pai Eterno.
⠀⠀⠀
#TerçoDaEsperançaCNBB #CNBB #Coronavirus #Pandemia #alerta #Solidariedade #PapaFrancisco #Roma #Vaticano #Covid19

107 1

Uma noite rica de partilha e escuta… aqui na foto estão apenas alguns dos 35 participantes! ⁣

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐜𝐨𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚çã𝐨, 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐄𝐜𝐥𝐞𝐬𝐢á𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐂𝐍𝐁𝐁 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. ⁣

𝘕𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘰𝘪𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘰𝘮 𝘑𝘰𝘦𝘭 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘈𝘮𝘢𝘥𝘰, 𝘋𝘰𝘮 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘰 𝘎𝘶𝘵𝘦𝘳𝘳𝘦𝘴 𝘋𝘶𝘵𝘳𝘢, 𝘗𝘦. 𝘈𝘳𝘯𝘢𝘭𝘥𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦𝘴, 𝘗𝘦. 𝘑𝘶𝘭𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘣𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘚𝘣𝘢𝘳𝘥𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

491 6

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

418 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

114 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

259 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0