Pascom do Regional Sul 2 realiza encontro online e reúne cerca de 200 participantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na tarde deste sábado, 12 de dezembro, a coordenação da Pascom (Pastoral da Comunicação) do Regional Sul 2 da CNBB promoveu um encontro de formação on-line para lideranças e agentes pastorais. Conectados pela plataforma do Zoom, pela página do Facebook e o canal do Youtube do Regional Sul 2, o encontro contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

Um vídeo com o testemunho da Pascom da Paróquia São João Batista, da cidade de São João do Caiuá-PR, abriu o encontro. Nele, os agentes contam sobre o desafio de criar uma Pascom durante a pandemia, sem possuir equipe, equipamentos e experiência. Em seguida, a secretária da Pascom, Vanessa Paula, deu as boas-vindas aos participantes, cedendo a palavra a Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial para a Pascom no Paraná, para conduzir a oração inicial. Com a oração pelas vocações e depois um louvor pelo dom da Comunicação, Dom Mário agradeceu pelo trabalho da Pascom, que nunca cresceu tanto, em tão pouco tempo.

Na sequência, Tiago Queiroz, da Arquidiocese de Londrina, apresentou a estrutura da Pascom arquidiocesana, com os desafios que tiveram ao longo do ano, como transformar a revista impressa em on-line e o lançamento do Aplicativo da Arquidiocese de Londrina. Neste período, foram enfatizadas as lives, com a primeira live do arcebispo, Dom Geremias Steinmetz, junto ao prefeito, abrindo o centro de espiritualidade para os moradores de rua. Tiago destacou também a importância e o apoio da Arquidiocese de Londrina na aquisição de equipamentos.
Prosseguindo a formação, Antônio Kayser, coordenador regional da Pascom no Regional Sul 2, falou sobre transmissões ao vivo, apresentando desde o planejamento, testes, equipamentos, softwares e aplicativos. Foi destacado, principalmente, a importância de fazer um bom planejamento, roteiro e muitos testes.
A espiritualidade do comunicador foi o tema abordado por Dom Mário Spaki. Ele frisou que essa dimensão é a participação da comunicação divina para com a humanidade

“Deus nos torna participantes da sua plenitude e alegria, desde a criação do universo e continua assim para todo o sempre. Vindo para a terra, Jesus nos revelou como Deus vive e nos ensinou o amor recíproco, que é a vida de Deus. Antes de voltar para o Pai, Jesus deixou para a Igreja uma missão: ‘Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todas as criaturas’ (Mc 16,15). Todo comunicador que atua na Igreja realiza esse mandato de Jesus. Eis a raiz da espiritualidade do comunicador da Pascom!”, disse o bispo.

A articulação na Pascom pós-pandemia no Paraná, foi o assunto abordado pelo Padre Valdecir Bressani, assessor eclesiástico. A articulação visa animar, envolver, motivar e promover o diálogo e a comunhão entre pastorais e movimentos; divulgar e celebrar a caminhada eclesial; promover o diálogo com os meios de comunicação social; envolver os jovens e os profissionais da comunicação nas atividades da Pascom.

“Esta pandemia nos mostra que, na dimensão da fé, o presencial é essencial, mas o online, o digital não é dispensável. Neste período nos reinventamos como Pascom, superamos o clichê “sempre foi assim”. Estamos aprendendo a compreender o quanto de nós está sendo revelado nesta pandemia e exercitamos a habilidade para estar e ocupar diferentes espaços. Muitos investimentos foram feitos na parte técnica e pessoas foram incorporadas aos trabalhos de transmissão”, afirmou o Padre Valdecir.

O sacerdote refletiu também que no pós-pandemia as coisas não voltarão a ser como antes, pois ninguém será o mesmo. As experiências vividas e aprendidas neste tempo não serão abandonadas. “Nossa articulação pastoral deverá unir o presencial e o midiático. Teremos que ser uma pastoral cada vez mais ágil, provocativa, testemunhal, integrada aos acontecimentos. No pós-pandemia teremos o desafio de ajudar as pessoas a superar o medo do contato físico, da presença na comunidade”, afirmou.

Anderson Queiroz, coordenador da Pascom na província de Londrina, apresentou a novidade do novo aplicativo da Pascom Paraná. “O encontro foi muito produtivo, apresentamos uma prévia do novo aplicativo da Pascom PR, que estará disponível nos próximos dias para todos, além do site integrado (www.pascompr.com.br)”, avaliou Anderson.


O vídeo do encontro formativo da Pascom do Regional Sul 2 está disponível no Youtube.

 

(Com informações da Pascom Regional Sul 2: Karina Carvalho, assessora de comunicação da CNBB Sul 2 e Antônio Kayser, coordenador regional da Pascom na CNBB Sul 2)

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram