A Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Jundiaí realizou mais um evento, desta vez no formato online, reunindo mais de 80 agentes missionários. O encontro teve um caráter de formação técnica e contou com a presença da coordenadora nacional, Janaína Gonçalves, que participou diretamente de Belo Horizonte.
O evento foi iniciado pela vice-coordenadora, Márcia Leme, com uma oração de abertura.
Em seguida, em seu primeiro trabalho após aceitar o cargo de coordenadora nacional, Janaína Gonçalves fez uma explanação detalhada sobre a organização e o funcionamento da Pastoral da Comunicação no Brasil, além de abordar as próximas etapas para o ano de 2025.
“Somos uma pastoral forte com presença em níveis nacional, estadual, arquidiocesano e diocesano. O caminhar junto não deve ser apenas no papel; precisa estar na prática. Uma das formas de colocar isso em prática é o que vocês fazem aqui, buscando conhecimento”, explicou.
A coordenadora diocesana, Isabela Regina Silva, conduziu a segunda parte da formação com um bate-papo intitulado “Conversão Também é Digital”. Durante sua apresentação, Isabela destacou a importância de os agentes de pastoral compreenderem as mídias sociais e conhecerem o público-alvo de cada paróquia para uma comunicação eficaz, cujo principal objetivo é levar a mensagem de Jesus Cristo a todos.
“Esses encontros são essenciais para que os agentes tenham as ferramentas necessárias para um bom trabalho em suas comunidades”, enfatizou.
Isabela também ressaltou a necessidade de ter referências e diretrizes da Igreja para guiar o trabalho dos comunicadores. O encontro foi encerrado com uma oração final conduzida pelo coordenador do Eixo Comunicação da Diocese de Jundiaí, padre Jorge Demarchi, que abençoou os participantes e reforçou a importância da missão evangelizadora da Pastoral da Comunicação.
Por Isabela Regina, Diocese de Jundiaí/SP