Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 realiza reuniões de articulação em formato digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Pascom vem se reunindo a fim de articular e priorizar ações conjuntas em 2021, proporcionando assim o apostolado da comunicação e efetivação da pastoral orgânica 

Com o objetivo de oferecer às equipes arqui (diocesanas) o aprimoramento dos quatro eixos que subsidiam o trabalho da Pastoral da Comunicação (Pascom), formação, articulação, produção e espiritualidade, como indica o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (CNBB. DCIB, Doc. 99), a Pascom do Regional Sul 1 da CNBB vem desenvolvendo um amplo trabalho no sentido de articular a Pastoral da Comunicação em todas as sub-regiões. 

Pe. Tiago Barbosa, assessor eclesiástico da Pascom, relata que os “encontros de articulação em cada Subregião coloca a Comissão estadual mais próxima às bases e é justamente isso que buscamos: proximidade, integração e unidade nos trabalhos pastorais. Esta estratégia é importante para que no Regional Sul 1 estejamos totalmente em comunhão com a vocação própria da Pascom e possamos proporcionar ao apostolado da comunicação a efetivação da pastoral orgânica. 

No dia 23 de março aconteceu o Encontro Online de Articulação da coordenação da Pascom regional da com o Sub-Região Sorocaba. Participaram num primeiro momento, profissionais contratados para a comunicação institucional, a seguir, os padres assessores eclesiásticos e leigos ou religiosos coordenadores de Pascons (arqui)diocesanos. 

O padre Milton Rogério Vicente, da sub-região Sorocaba ressaltou que “o encontro com a equipe de coordenação da Pascom do Regional Sul 1 transcorreu num clima de harmonia e amizade. O encontro teve lugar em dois momentos distintos. O primeiro momento foi realizado com os profissionais contratados das dioceses. Padre Tiago apresentou o objetivo da reunião e permitiu que os participantes apresentassem suas contribuições, o que resultou numa troca de experiências entre as dioceses. O segundo momento do encontro foi realizado com a presença dos padres assessores e dos coordenadores da Pascom nas dioceses, e contou com a participação de todas as dioceses daquela Sub-Região. O encontro começou com a apresentação dos participantes, que foi a oportunidade de apresentação do trabalho desenvolvido nas diversas dioceses, principalmente neste tempo de pandemia. A presença do padre Tiago, assessor, e da Edite, secretária, representou a atenção do Regional aos trabalhos de comunicação das dioceses, e o incentivo às diversas iniciativas. Os participantes ficaram muito satisfeitos com a iniciativa do Regional. As dicas dadas pelo padre Tiago já estão sendo postas em prática pelas equipes”. 

Na sequência, houve no dia 24 de março, o encontro com a Sub-região Ribeirão Preto II, onde ocorre a reestruturação da Pastoral da Comunicação na sub-região. 

O jornalista Milton Figueiredo, assessor de comunicação da Diocese de Barretos que participou do encontro avalia esses encontros como oportunos“Avalio a nossa reunião muito produtiva, no sentido de articulação de motivação para nossa sub-região. gente teve o apoio do padre Tiago, que foi esta ponte de união entre todos nós, juntamente com Dom Milton Kenan Junior que é o presidente do RP II, apresentou um padre capacitado para nos assessorar na Sub-Região, o padre José Antônio Soares, da Diocese de JalesE fiquei surpreso com o convite dele para coordenar Sub-Região, depois de muitos anos ter sido coordenador por volta de 2008 –2009. E agora, reassumir a Pascom, nesta nova realidade, será um grande desafio. É preciso ajudar animar e articular neste momento que não podemos nos encontrar presencialmente, mas temos a internet hoje, que facilita nossos encontrosFoi muito boe positivo nosso encontro nos motivou, e a partir deste ano vamos nos mobilizar, articular e começar trabalhar de forma efetiva a Pastoral da Comunicação, pontuou Milton.  

As próximas ações da Pascom regional, incluem no próximo dia 29 de abril, o encontro online de Articulação com a Sub-Região Ribeirão Preto I (às 10h, com os profissionais contratados para a comunicação institucional e, às 20h, com os padres assessores eclesiásticos e leigos ou religiosos coordenadores (arqui) diocesanos da Pascom); no dia 4 de maio: encontro online de Articulação com a Sub-Região Campinas (às 10h, com os profissionais contratados para a comunicação institucional e, às 20h, com os padres assessores eclesiásticos e leigos ou religiosos coordenadores (arqui) diocesanos da Pascom); no dia 27 de maio: encontro online de Articulação com a Sub-Região São Paulo (às 10h, com os profissionais contratados para a comunicação institucional e, às 20h, com os padres assessores eclesiásticos e leigos ou religiosos coordenadores (arqui) diocesanos da Pascom). 

No dia 16 de maio: Dia Mundial das Comunicações Sociais, será celebrada missa presidida por Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo referencial para a Comunicação no Regional Sul 1, no Santuário da Vida com transmissão para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão, às 11h 

 

Texto e imagens: Regional Sul 1 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram