Pastoral da Comunicação é implantada na Diocese de União da Vitória, no Paraná

Com mais de trinta participantes, vindos de 15 paróquias, das 25 que compõem a Diocese, a reunião de implantação da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Diocese de União da Vitória, no dia 08 de fevereiro, contou com a presença de dois membros que compõem a coordenação da Pascom no Regional Sul 2 da CNBB, Antônio Kayser, coordenador Regional, e Silvana Spisila, coordenadora Provincial.

Os dois assessores abordaram os fundamentos e a dinâmica de atuação da Pascom nas dioceses, e paróquias, mostrando aos participantes a importância de uma pastoral que aborde a dinâmica comunicacional na Igreja. “A Pascom não é mais uma Pastoral na Igreja, mas é a Pastoral quem tem por vocação integrar as demais Pastorais e Movimentos, proporcionando uma comunhão entre os serviços dentro da comunidade”, explanava Antônio Kayser.

O assessor também comentou que em um contexto onde impera o individualismo na sociedade, que afeta também as comunidades de fé, a Pastoral da Comunicação tem por objetivo realizar a troca de informações na comunidade e fora do contexto eclesial. “Isto está dentro dos 4 eixos da Pastoral da Comunicação: Formação, Espiritualidade, Articulação e Produção. A Pascom não está presa somente à produção de conteúdo midiático, mas quer fazer os fiéis se conhecerem e conhecerem os serviços que cada Pastoral ou Movimento realiza dentro e fora da igreja”, explicou ainda o coordenador Regional.

Com uma dinâmica de grupo, a coordenadora provincial demonstrou aos participantes a importância de ser ousado e criativo nos serviços de comunicação, não ficando na zona de conforto de uma pastoral apenas de manutenção e reuniões. “Vocês perceberam que nesta simples brincadeira de repassar a caixa para o outro, temos a tendência de repassar o quanto antes, não a segurando nas mãos, por medo de algo. O medo de ousar as vezes faz com que percamos oportunidades de avançar na evangelização e valorizar nossa criatividade no anúncio do Evangelho. Não deixem que o medo paralise vocês”, motivava ela.

A reunião de implantação contou também com a presença de Dom Walter Jorge, bispo diocesano, que destacou a importância da Igreja acompanhar o mundo da comunicação, pois muitos outros grupos acabam tendo espaço mais privilegiado e a Igreja pode ficar para trás. “Vocês podem perceber que nestes sites de busca, muitas vezes outros grupos aparecem primeiro no registro de informações e nós como ficamos? Precisamos sim nos mobilizar e estarmos afinados com este mundo da comunicação que hoje nos envolve e vocês são instrumentos importantíssimos nas suas comunidades para ajudar a Igreja”, exortava Dom Walter Jorge.

Da paróquia Nossa Senhora das Vitórias, da cidade de Porto União – SC, cidade gêmea a União da Vitória, mas que pertence à Diocese de Caçador – SC, Carina Orth, membra da Pascom na paróquia, partilhou iniciativas simples, mas importantes que podem ser realizadas. “Temos uma participação expressiva em diversas reuniões e encontros e assim conseguimos ter uma visão ampla dos acontecimentos da paróquia e da diocese”, disse Carina.

O primeiro encontro dos membros da Pascom que teve início às 13h30, em uma das salas da igreja Catedral, em União da Vitória, encerrou às 17h30 com o primeiro passo sendo a organização de uma equipe diocesana interina, contando com 2 participantes de cada Setor da Diocese. “Pensamos na escolha de duas pessoas por Setor, de paróquias diferentes para compor a equipe diocesana, para que em algum evento ou formação haja a presença de ao menos um membro. Queremos assim que o cada Setor esteja sempre inteirado dos acontecimentos. Uma dessas pessoas poderá ficar também como coordenador do seu Setor”, comentou Marcelo de Lara, do Setor de Comunicação da Diocese.

Com a reunião de implantação, os participantes começam a dar os primeiros passos para a Pascom ser articulada nas paróquias. Agora, eles devem se reunir com o (s) padre(s) de sua paróquia e amadurecer o projeto, além de participarem dos próximos encontros de formação a nível de Diocese e Regional, a serem definidos.

Além da participação de alguns destes membros na Assembleia Diocesana, no dia 06 e 07 de março, a pedido do próprio bispo diocesano, uma próxima reunião no dia 02 e maio está sendo programada para se preparar nas paróquias a celebração do Dia Mundial da Comunicações Sociais, a ser celebrado nas Matrizes e Comunidades, no dia 24 de maio, Festa da Ascensão do Senhor.

(Texto e fotos: Site da Diocese de União da Vitória)

Sobre o Autor: Marcus Tullius

Você também pode gostar:

Busca

Instagram