Portugal: unidade e profissionais competentes para a comunicação da Igreja

Sobre o tema plano de comunicação social da Igreja em Portugal ouvimos Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima e colaboradora do portal de notícias Igreja Açores.

Rui Saraiva – Porto

A Conferência Episcopal Portuguesa na 194ª Assembleia Plenária, que decorreu de 9 a 12 de abril, decidiu prosseguir a reflexão sobre um Plano de Comunicação Social da Igreja.

No comunicado final pode-se ler que “tendo em vista a elaboração de um Plano de Comunicação Social da Igreja, a Assembleia tomou conhecimento da reflexão feita pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, que inclui um serviço central de Comunicação, e aprovou o seu prosseguimento em ligação com o Conselho Permanente e o Secretariado Geral”.

A propósito do Dia das Comunicações Sociais que se celebra no domingo dia 13 de maio e versando o tema de um plano de comunicação social da Igreja em Portugal, ouvimos Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima e colaboradora do portal de notícias Igreja Açores. Publicamos aqui uma primeira parte da entrevista que concedeu ao Vatican News:

“A Igreja já percebeu que precisa de comunicar. Desde logo, o desafio da profissionalização e cada vez mais a Igreja perceber que a comunicação, tal e qual como outras áreas de atividade, exige profissionalismo. Exige técnicos competentes. Assim como não se pede a um leigo que escreva uma homilia para um sacerdote, também não se vai pedir a um voluntário, que não tenha formação na área jornalística, para escrever notícias. E este é o grande desafio. Já passaram mais de 50 anos do Concílio e sobre o Decreto Inter Mirifica, onde os padres conciliares reconheciam a necessidade da Igreja comunicar, da Igreja se abrir. E da Igreja mostrar que é capaz de chegar a todos os ambientes. Eu diria que este desafio da profissionalização ainda é algo que está por cumprir. E por cumprir na sua plenitude. Ao nível das dioceses, ao nível da Conferência Episcopal, ao nível dos santuários, é preciso apostar em recursos humanos competentes e profissionais para fazerem o trabalho de comunicação. Isto é um desafio.”

“O outro desafio é, de facto, percebermos que a Igreja é só uma e que aquele que servimos é o mesmo Deus e é o mesmo Senhor. E. portanto, não vale a pena estarmos a criar capelinhas em vez de darmos as mãos e de trabalharmos em rede. E o trabalharmos em rede é nas redes digitais mas também nas redes analógicas. E, às vezes, aquilo que me entristece é ver que as pessoas possam trabalhar umas por conta da sua paróquia, ou da sua diocese e não haja este sentido de unidade da Igreja. A Conferência Episcopal tem uma agência de notícias, tem um espaço de televisão na RTP, tem um espaço de rádio na RDP. Tem a Rádio Renascença (RR). Portanto, nós já temos muitos instrumentos para comunicar. Penso que é chegado o momento de todos darmos as mãos, sem preterir o que é a realidade local, sem preterir aquilo que é a realidade regional, mas todos trabalharmos no mesmo sentido. E fazermos bom jornalismo sempre tendo em conta estas realidades, mas ao mesmo tempo sem perder de vista a unidade que é necessária. Manter a diversidade mas garantindo a unidade sem que as dioceses estejam cada uma à procura de arranjar lenha para cima de si, sem conseguir depois dar o outro salto que é o da sustentabilidade. É muito fácil abrir um jornal, uma rádio ou uma televisão, o difícil é mantê-los. Abrir para fechar daqui a seis meses ou um ano não vale a pena. As experiências são muito dolorosas e depois o luto é muito difícil de ser feito. E, portanto, aquilo que eu acho que é o grande desafio é, por um lado a profissionalização e em segundo lugar a união dos vários órgãos de comunicação social através de redes de correspondentes ou chamem-lhe o que quiserem, mas a verdade é que esta união é importante até porque a Igreja não tem muitos meios.”

Voltaremos na próxima semana com a segunda parte desta entrevista a Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima e colaboradora do portal de notícias Igreja Açores.

Fonte: Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-05/portugal-comunicacao-igreja.html

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Uma noite rica de partilha e escuta… aqui na foto estão apenas alguns dos 35 participantes! ⁣

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐜𝐨𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚çã𝐨, 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐄𝐜𝐥𝐞𝐬𝐢á𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐂𝐍𝐁𝐁 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. ⁣

𝘕𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘰𝘪𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘰𝘮 𝘑𝘰𝘦𝘭 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘈𝘮𝘢𝘥𝘰, 𝘋𝘰𝘮 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘰 𝘎𝘶𝘵𝘦𝘳𝘳𝘦𝘴 𝘋𝘶𝘵𝘳𝘢, 𝘗𝘦. 𝘈𝘳𝘯𝘢𝘭𝘥𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦𝘴, 𝘗𝘦. 𝘑𝘶𝘭𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘣𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘚𝘣𝘢𝘳𝘥𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

388 6

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0