Presidente da CNBB será o palestrante da #ConexãoPascom de agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, é o próximo convidado da Conexão Pascom. A formação acontece na próxima segunda-feira, 24 de agosto, às 20h, com o tema COMUNICAR A PALAVRA DE DEUS NA IGREJA EM SAÍDA. A transmissão será feita pelo canal do YouTube e pelo Facebook.

As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) apresentam a Palava como o primeiro pilar para a formação das comunidades eclesiais missionárias e insistem na prática da Leitura Orante como um caminho necessário para a vida cristã.

“Este itinerário é decisivo para dar respostas adequadas aos desafios da catequese ao nosso tempo. A capacidade de diálogo, de leitura das ‘sementes do Verbo’, de posicionamento nos areópagos modernos (RM, n. 37c; 38) é resultado de uma fé madura, que não desiste de buscar águas mais profundas (Lc 5,1-11). Suscitar esta sede de caminhar, deve ser a missão das comunidades e lideranças. (cf. DGAE, n. 147) ”

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico (Roma, Itália). Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1972-1973), em Juiz de Fora (MG), e na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (1974-1975), em São João Del-Rei (MG). De 1974 a 1977, cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora. Em 1977, após ser ordenado sacerdote, incardinou-se na Arquidiocese de Juiz de Fora.

Nomeado Bispo Auxiliar de Salvador (BA) pelo Papa João Paulo II no dia 21 de janeiro de 1998, foi ordenado pelo Cardeal Dom Frei Lucas Moreira Neves no dia 10 de maio de 1998. Seis anos depois, em 2004, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pelo Papa João Paulo II.  Na CNBB, o arcebispo presidiu a Comissão para a Doutrina da Fé durante os exercícios 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 10 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos, para o quadriênio 2019-2023.

(Biografia: informações da Arquidiocese de Belo Horizonte) 

SAVE THE DATE 

Já foram divulgadas as datas e os temas das próximas formações. Anote na sua agenda e se prepare para participar!

– 28 de setembro, 20h: COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS REDES SOCIAIS, com professora Belkys Moya

– 26 de outubro, 20h: JUVENTUDES E AMBIÊNCIA DIGITAL: PERSPECTIVAS, COMPROMISSOS E PROFETISMO, com Andrea Gripp e professor Maurício Perondi

– 23 de novembro, 20h: SEGURANÇA NA ERA DIGITAL, a confirmar palestrante 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram