Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Oração, música e interação marcaram a abertura da Semana da Comunicação

Participantes reagiram às provocações bíblicas por meio do chat durante a reflexão do Evangelho

Oração e muita interação marcaram a abertura da Semana da Comunicação 2022, realizada na noite desta segunda-feira, 23, pelo canal da CNBB no Youtube. As pessoas que acompanharam a live comentaram, em tempo real, passagens bíblicas e reações acerca do trecho do Evangelho meditado, que foi de Marcos, capitulo 12, versículos de 28 a 34.

O momento de Leitura Orante da Palavra de Deus foi conduzido por Layla Kamila, dos Jovens Conectados, e por Giancarlo Sousa, coordenador do Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC Brasil). Durante o momento celebrativo, compartilharam a reflexão da Palavra de Deus a religiosa paulina Irmã Élide Fogolari, ex-assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, e o leigo Márcio Oliveira, secretário do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB). Também atuaram o jornalista Willian Bonfim, membro da assessoria de comunicação da CNBB, e o jovem João Augusto, que conduziu as músicas.

Para rever como foi a leitura orante, clique no link abaixo.

Ao meditar sobre a leitura bíblica e contextualizando com a mensagem do Papa Francisco, a Irmã Élide Fogolari destacou em sua reflexão que não há dúvida que só o hábito do silêncio e de exposição em oração, a escuta pode amadurecer.

“E as tecnologias da informação são indispensáveis, mas dispor delas com equilíbrio, moderação. Sabemos que uma árvore que tomba faz mais barulho que uma floresta crescente. Uma pergunta que faz sentido neste contexto em que nos encontramos. Como nos sentimos quando não recebemos do outro a devida atenção?”, questionou.

Márcio Oliveira, do CNLB, e a religiosa paulina Irmã Elide Fogolari conduziram a meditação da Palavra de Deus

Ao fim da celebração, durante a bênção final, Irmã Élide convidou todos os que acompanhavam a estender a mão e pedir a bênção para toda a humanidade, repetindo a prece: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti e te dê a paz.”

Próximas atividades

Na próxima quinta-feira, às 19h30, o Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB refletem, de forma aprofundada, a mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Participam os professores e pesquisadores Andréia Gripp, Aline Amaro, Irmã Joana Puntel, Moisés Sbardelotto e Ricardo Alvarenga. A mediação será feita coordenador-geral da Pascom e membro do grupo, Marcus Tullius.

Já no domingo da Ascensão do Senhor, acontecem duas celebrações eucarísticas, na intenção de todos os comunicadores do Brasil, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG). A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica TV Horizonte, TV Rede Século 21, TV Rede Vida e TV Canção Nova .

Às 15h, a segunda celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, com transmissão pela TV Horizonte, TV Imaculada, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Nazaré, TV Evangelizar e Web TV Bom Jesus.

 

Forças comunicativas da Igreja no Brasil 

A Semana da Comunicação 2022 é uma atividade conjunta da Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação e Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Jovens Conectados, Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).