Protagonismo do cristão leigo será discutido durante o IV Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís

A Pastoral da Comunicação (Pascom), da Arquidiocese de São Luís, realiza dia 28 de janeiro, das 8h às 18h, o IV Encontro de Comunicadores Arquidiocesano. Este ano, mais uma vez, o evento pretende reunir um bom número de comunicadores católicos na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, para, discutir o tema “Protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora”, em comunhão com o Ano Nacional do Laicato, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para aprofundar a discussão da temática, o evento contará com a assessoria de grandes profissionais da comunicação e da Igreja de São Luís. A começar pela apresentação do Documento 105, da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”. Neste documento, o cristão leigo é compreendido como sujeito eclesial, aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores, e será abordado por padre Gutemberg Feitosa que é jornalista, pároco solidário do Santuário São José de Ribamar, diretor da Rádio Educadora e da Fundel e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (São Luís).

Haverá ainda a apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o 52° Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “Notícias falsas e Jornalismo de Paz” e o lema “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32), pelo jornalista Ricardo Alvarenga, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com pesquisa na área de interfaces comunicacionais, com foco na temática Comunicação e Igreja Católica.

O tema central do evento, “Protagonismo dos Leigos na Comunicação Evangelizadora”, segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Capítulo V, ficará por conta do jornalista Edvaldo Teixeira, Mestre em Comunicação Social. Especialista em Catequética, Ética e Filosofia Política. Professor de Filosofia, Comunicação e Bioética. E desenvolve pesquisa na área de comunicação, religiosidade e cultura popular.

A coordenação do IV Encontro espera a presença dos comunicadores que atuam na Arquidiocese de São Luís, através das pastorais de comunicação, dos ministérios, secretarias, novas comunidades, e ainda do público interessado na temática.O objetivo é integrar e capacitar os comunicadores sobre o protagonismo leigo, através das orientações do documento 105 e também do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, sobretudo, fortalecendo a espiritualidade e o trabalho das pastorais da comunicação. O evento será finalizado com a Santa Missa presidida por dom José Belisário, arcebispo metropolitano de São Luís, e bispo referencial para a comunicação do Regional Nordeste V da CNBB.

A Arquidiocese de São Luís, que é formada por mais de 50 paróquias, hoje, conta com mais de 30 equipes de comunicação, entre pastorais, ministérios eveículos de comunicação. O evento é aberto a todos os interessados, participantes ou não de equipes de comunicação.

As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento do formulário online pelo endereço: https://goo.gl/forms/rjmGKvNnBE6EZyZF3, ou pelo e-mail:[email protected], informando nome completo, telefone, e-mail, paróquia/comunidade/pastoral. E, no dia do eventopagar o valor de R$ 10,00 junto à equipe de secretaria, que dá direito ao almoço e lanches.

O que:

IV Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís

Quando:

28 de janeiro (domingo), das 8h às 18h.

Contatos:

Rosângela Garcês (Duda): 98 98164 2969 / [email protected]

Dorivan Lima: 98 98864 2683 / [email protected]

Raíssa Farias: 98 99971 5143 / [email protected]

ArianaFrós: 98 98855 2655 / [email protected]

Por: Arquidiocese de São Luís

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

105 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1152 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

261 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

216 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

173 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

298 5

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído no ano de 1966, três anos após a publicação do Decreto Inter Mirifica, documento conciliar que criou a data comemorativa.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

271 0

Novas possibilidades para a ação da Igreja através do meios de comunicações sociais surgiram após a promulgação do decreto Inter Mirifica, em 1963. Para que o compromisso assumido no Concílio Vaticano II se tornasse uma realidade, no ano de 1964 o Papa Paulo VI criou a Pontifício Comissão para as Comunicações Sociais.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

225 0

Que belas palavras do Papa Francisco recordando o centenário do nascimento de São João Paulo II!
#repost @franciscus
・・・
EN: 100 years ago the Lord visited His people. He sent a pastor. #JohnPaulII was our shepherd in prayer, in closeness to the people, in love for justice that always goes together with mercy.

PT: Há 100 anos o Senhor visitou o seu povo. Ele enviou um pastor. #SãoJoãoPauloII foi nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto com a misericórdia.

ES: Hace cien años, el Señor visitó a su pueblo. Envió un pastor. #SanJuanPabloII fue nuestro pastor en la oración, en la cercanía al pueblo, en el amor a la justicia, que siempre va junto con la misericordia.

IT: 100 anni fa il Signore ha visitato il suo popolo. Ha inviato un pastore. #SanGiovanniPaoloII è stato nostro pastore nella preghiera, nella vicinanza al popolo, nell’amore alla giustizia che sempre va insieme alla misericordia.

FR: Il y a 100 ans, le Seigneur a visité son peuple. Il a envoyé un pasteur. #SaintJeanPaulII a été notre pasteur par la prière, la proximité avec le peuple, l’amour de la justice qui va toujours de pair avec la miséricorde.

DE: Vor 100 Jahren hat der Herr sein Volk besucht und ihm einen Hirten gesandt. Der #hlJohannesPaulII. war unser Hirte im Gebet, durch die Nähe zum Volk Gottes, in der Liebe zur Gerechtigkeit, die stets mit der Barmherzigkeit einhergeht.

PL: 100 lat temu Pan nawiedził Swój lud. Posłał pasterza. #ŚwiętyJanPawełII był naszym pasterzem w modlitwie, w bliskości z ludem, w umiłowaniu sprawiedliwości, która zawsze idzie razem z miłosierdziem.

316 0