Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Quem foi São Francisco de Sales? Doutor da Igreja é celebrado em 24 de janeiro

O santo Doutor da Igreja é padroeiro dos jornalistas, dos escritores e dos surdos e sua festa litúrgica é celebrada nesta terça-feira.

São Francisco de SalesO dia escolhido pela Igreja para divulgar a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, em cada ano, é 24 de janeiro, dia da memória litúrgica de São Francisco de Sales. Reconhecido por sua grande capacidade intelectual, foi proclamado Doutor da Igreja em 1877, pelo Papa Pio IX, e posteriormente foi declarado padroeiro dos jornalistas e dos escritores.

Por ocasião do quarto centenário de sua morte, o Papa Francisco publicou a carta apostólica Totum amoris est, em 28 de dezembro de 2022. No texto, o pontífice recorda a sua história e o seu legado, especialmente o amor. “A sua doutrina nasceu duma escuta atenta da experiência; limitou-se a transformar em doutrina aquilo que vivia e lia, com perspicácia iluminada pelo Espírito, na sua singular e inovadora ação pastoral. Encontra-se uma síntese deste modo de proceder no Prefácio do próprio Tratado do Amor de Deus: ‘Na santa Igreja, tudo pertence ao amor, vive no amor, faz-se por amor e vem do amor’.”  

Mesmo tendo vivido há quatro séculos, o Papa reconhece em São Francisco de Sales um modelo para nossos tempos. Primeiramente, reconhece o pontífice, por dom de Deus. E, depois, “pela índole pessoal mas também pela tenacidade com que se debruçava sobre vida diária concreta”. Assim, o encontro com a Palavra de Deus, desde a sua juventude, foi crucial para torná-lo como o conhecemos.

No contexto de uma igreja sinodal e olhando para o doutor da Igreja e padroeiro dos jornalistas, o Papa Francisco reconhece que “tal é a tarefa essencial que nos espera também nesta nossa mudança de época: uma Igreja não autorreferencial, liberta de toda a mundanidade mas capaz de habitar no seio do mundo, partilhar a vida das pessoas, caminhar juntos, escutar e acolher. Foi o que Francisco de Sales pôs em prática, interpretando a sua época com a ajuda da graça. Por isso convida-nos a sair da preocupação excessiva conosco, com as estruturas, a imagem social, perguntando-nos antes quais sejam as necessidades concretas e as expectativas espirituais de nosso povo.”

 

Padroeiro dos jornalistas e escritores 

Na mensagem para o ano de 2023, na celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco recorda que, neste ano, celebra-se o centenário da sua proclamação como padroeiro dos jornalistas católicos. O Papa Pio XI, na Encíclica Rerum omnium perturbationem, afirma que “quem estudar atentamente a vida de Sales descobrirá que, desde os primeiros anos, ele foi modelo de uma santidade não austera e sombria, mas amável e acessível a todos, podendo-se dizer dele com toda a verdade: ‘A sua conversa nada tem de amargura, nem a convivência com ele lhe dá tédio, mas alegria e alegria‘.”

 

Túmulo de São Francisco de Sales, na basílica da Visitação, em Annecy (Créditos: Guilhem Vellut)

Padroeiros dos surdos 

Padre Tarcísio Odelli, estudioso do legado de São Francisco de Sales, em entrevista do Boletim Salesiano, destaca uma curiosidade da vida do santo:

“Também havia em Annecy um jovem que era surdo-mudo. Francisco o ‘adotou’ e inventou uma série de sinais para se comunicar com ele, ensinando o catecismo e preparando-o para receber a primeira comunhão. Na época, ainda não havia a linguagem em libras. Deixou escrito no seu testamento, que quando morresse, a diocese de Genebra deveria continuar arcando com a sobrevivência desta pessoa.”

Graças a esta capacidade de criar uma linguagem de símbolos para possibilitar a comunicação, o Papa Pio IX declarou São Francisco de Sales, por sua doçura, paciência e acolhida, o Santo Protetor dos Surdos.

 

Reconhecido pregador

Fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, São Francisco nasceu no Castelo de Sales em 1567. Com sólida formação ofertada por sua mãe e pelos padres da Companhia de Jesus, desenvolveu diversas habilidades, dentre elas o estudo das línguas. Ainda muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor.

As pregações e missões de São Francisco sempre foram marcadas pelo zelo apostólico, pela unidade, e, com a ajuda da imprensa, pregava a doutrina cristã. Por seus dotes, foi escolhido para ser bispo em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Seu episcopado destacou-se por ser um apóstolo do amor e da misericórdia, um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.