Reguinal Sul 2:Encontro dá novo ânimo aos coordenadores (arq)diocesanos da Pascom

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Durante três dias, representantes da Pascom (Pastoral da Comunicação) de 17 dioceses do Paraná estiveram reunidos em Londrina para o 10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom, do Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O encontro encerrou no domingo, dia 8 de março, com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz.

Com uma programação extensa de palestras, espiritualidade, debates e partilhas, o Encontro também teve o objetivo de traçar metas para o caminhar da Pascom em 2020. Foram formados GTs (grupos de trabalhos) sobre os pilares do Documento 99 (Diretório da Comunicação) da CNBB: espiritualidade, produção, formação e articulação. Estes grupos de trabalho vão discutir e propor ações para aplicação de cada um dos pilares nas dioceses e paróquias do Paraná.

O coordenador da Pascom do Regional Sul 2, Antônio Kayser, enfatizou a grande participação das dioceses no encontro e a qualidade das formações. “Entendemos que os nossos agentes de comunicação estão sedentos de informação. Precisam desses encontros e eles vieram aqui absorver. Os feedbacks que recebemos foram que foi um encontro bem organizado. Eles se sentiram em casa, não só em relação à hospedagem e alimentação, mas ao conteúdo das palestras e os momentos de partilha e troca de informação”, disse Kayser.

“Volto feliz, porque vi pessoas encantadas com a comunicação”, afirmou dom Mário Spaki, bispo referencial da Pascom do Regional Sul 2. Dom Mário comentou que a Igreja enfrenta, em relação à comunicação, os mesmos desafios que as empresas ou organizações. “O mundo está mudando. As novas tecnologias estão abalando as famílias, quem dirá a Igreja”, ressaltou o bispo.

Em sua avaliação, os coordenadores leigos e padres, que estão à frente da pastoral são pessoas entusiasmadas. “Avaliando [o encontro], as pessoas estão entusiasmadas e encorajadas. Talvez não tenhamos os melhores instrumentos para comunicar, mas temos o melhor conteúdo, que é o Evangelho. A vida da Pascom está bem animada”, disse dom Mário.

NOVA IDENTIDADE
Foi apresentada a nova identidade visual da Pascom Nacional, que todas as dioceses e paróquias devem utilizar. Londrina, que tinha a sua identidade própria, aproveitou o encontro para lançar a sua nova identidade alinhada com as orientações da Nacional.

Também foi falado sobre o cadastro nacional dos agentes da Pascom Nacional. Todos os agentes devem preencher o formulário no site da Pascom Nacional ou acessar por aqui e da #EuSouPascom.

Aline Machado Parodi – Pascom Arquidiocesana

Sobre o Autor: Greice Pozzatto

Você também pode gostar:

Busca

Instagram