Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Reunião anual da Coordenação Nacional avalia caminhada dos últimos quatro anos

A tradicional reunião anual da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação – Pascom, foi realizada na manhã de sexta-feira, 22/07, abrindo a programação do 7º Encontro Nacional da Pascom, que neste ano acontece em Indaiatuba/SP, no Mosteiro de Itaici (22 a 24/07). Representantes de 14 dos 19 regionais do Brasil estiveram presentes....

A tradicional reunião anual da Coordenação Nacional da Pastoral da Comunicação – Pascom, foi realizada na manhã de sexta-feira, 22/07, abrindo a programação do 7º Encontro Nacional da Pascom, que neste ano acontece em Indaiatuba/SP, no Mosteiro de Itaici (22 a 24/07). Representantes de 14 dos 19 regionais do Brasil estiveram presentes.

As atividades iniciaram com Celebração Eucarística presidida por Dom Edilson Nobre, Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Em seguida, a reunião, conduzida pelo Coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius, na presença de Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Bispos, Coordenadores Regionais e Assessores eclesiásticos, contou com momento de escuta dos coordenadores sobre as alegrias e tristezas vividas em seus regionais, avaliação dos últimos 4 anos da atual gestão da Pascom Brasil e indicação dos nomes para a nova coordenação, em lista tríplice, conforme previsto em regimento.

Para Dom Joaquim Mol, este foi um importante momento de encontro e partilha. “Um encontro maravilhoso, que revela o contrário do que se vive em muitos lugares da sociedade. “Aqui estamos como irmãos e irmãs. Todos seguidores de Jesus. Num ambiente maravilhoso. Todos se amam e se respeitam em suas diferenças”, reforçou o bispo, que agradeceu ao trabalho realizado pela atual coordenação.

Diretório de Comunicação

Entre os assuntos referenciados no encontro de coordenação esteve o Diretório de Comunicação – Documento 99 da CNBB. Dom Mol adianta que o mesmo está em processo de atualização, sendo um instrumento de grande importância na realização do trabalho de comunicação na Igreja. Este trabalho de atualização do diretório está sendo realizado pelo Grecom CNBB – Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB. “Identificamos no diretório algumas coisas que precisam ser atualizadas. A comunicação anda rapidamente, cada dia uma coisa nova, então estamos atualizando, fazendo com que o diretório seja sempre um documento contemporâneo”, destaca.

Segundo Dom Mol, já foi feita a revisão de quase todos os capítulos, sendo um deles direcionado para a Pascom. Após esta etapa, o documento será submetido ao Conselho Permanente da CNBB, com previsão para ser lançado em novembro deste ano.

Aos Pasconeiros e Pasconeiras

Motivando a caminhada de todos os agentes de Pascom que chegam de todos os cantos do país para participar do 7º Encontro Nacional da Pascom, Dom Mol deixa sua mensagem: “Pasconeiros e pasconeiras! vocês são muito especiais. Falo com o coração: vocês são indispensáveis ao trabalho da Igreja. O trabalho da igreja, na sua totalidade, se ramifica em muitas coisas, mas se resume em uma só que é aquele trabalho que foi realizado pelo próprio Cristo. Ele evangelizou, comunicou a boa nova do reino de Deus. É isso que o pasconeiro e pasconeira faz. Usando ou não os equipamentos mais ou menos sofisticados, ele é já um evangelizador. Então, tenham ânimo, sigam em frente com muita esperança, porque é muito bom anunciar Jesus Cristo para todas as pessoas”.

O 7º Encontro Nacional da Pascom iniciou às 16h desta sexta-feira, 22, com o credenciamento dos participantes e segue até o dia 24.