Santuário da Conceição em São Luis (MA) realiza V Mutirão de Comunicação

Santuário da Conceição realiza V Mutirão de Comunicação

A Pastoral da Comunicação do Santuário Nossa Senhora da Conceição realiza, nos dias 20, 21 e 22 de março, o V Mutirão da Comunicação, com o tema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, seguindo a temática proposta na carta lançada pelo Papa Francisco, por ocasião do 51º Dia Mundial pelas Comunicações Sociais.

O evento, que já se consolidou no calendário anual do Santuário, passou a ser espaço de reflexão e entendimento das cartas lançadas anualmente pelos papas sobre a comunicação. É também uma oportunidade para formação técnica dos agentes de pastoral. O mutirão costuma atrair comunicadores católicos de toda a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, membros da comunidade que atuam em outras pastorais e também estudantes de cursos de comunicação.

Neste ano, além do debate da noite de abertura, serão oferecidas seis oficinas: Rádio Web (Robson Júnior – Rádio Difusora); Produção Visual para Redes Sociais (Pe. Pablo Neves – Igreja Ortodoxa / CEUMA); Trabalho com Redes Sociais (Talita Dias – Agência Catirina/ Comissão para a Pastoral da Comunicação); Redação Jornalística (Wanderson Lima – Ministério Público do Trabalho); Planejamento em Comunicação (Pablo Monteiro – UFMA/ UNDB) e Experiências de PASCOM (Rosângela Garcês – Comissão para a Pastoral da Comunicação), todas com direito a certificado.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] Basta enviar nome completo, e-mail e número de telefone. O pagamento da taxa simbólica de R$ 2,00 deve ser feito no local.

“O Mutirão tem, ainda, o intuito alcançar uma perspectiva comunitária da comunicação. Não apenas profissionais habilitados na área de Comunicação participam do evento e do trabalho pastoral, mas toda a comunidade tem chance de aprimorar suas experiências de comunicar o bem”, ressaltou o membro da Pascom do Santuário, Romulo Gomes, que participa do evento desde o primeiro ano.

O primeiro Mutirão da Comunicação foi realizado em 2013, entre os dias 7 e 12 de maio, levantando o debate sobre questões ligadas à evangelização pelos meios de comunicação. No primeiro ano, o evento foi realizado na semana que antecedeu ao 47° Dia Mundial pelas Comunicações Sociais e abordou o tema “Comunicação, novos espaços de evangelização”, baseado na carta lançada pelo então Papa Bento XVI.

Confira a programação da quinta edição do mutirão:

20/03 – SEGUNDA-FEIRA
19h30 – Mesa de Abertura – Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo
– Pe. Carlinhos Paris, scj – Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição
Pe. Gutemberg Feitosa – Coordenador da Comissão para a Pastoral da Comunicação

21/03 – TERÇA-FEIRA
19h30 – Oficina Rádio Web – Robson Júnior (Rádio Difusora)
19h30 – Oficina Produção Visual para Redes Sociais – Pe. Pablo Neves (Igreja Ortodoxa / CEUMA)
19h30 – Oficina Trabalho com Redes Sociais – Talita Dias (Agência Catirina/ Comissão para a Pastoral da Comunicação)

22/03 – QUARTA-FEIRA
19h30 – Oficina Redação Jornalística – Wanderson Lima (Ministério Público do Trabalho)
19h30 – Oficina Planejamento em Comunicação – Pablo Monteiro (UFMA/ UNDB)
19h30 – Oficina Experiências de PASCOM – Rosângela Garcês (Comissão para a Pastoral da Comunicação)

Sobre o Autor: Michela

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Uma noite rica de partilha e escuta… aqui na foto estão apenas alguns dos 35 participantes! ⁣

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐜𝐨𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚çã𝐨, 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐄𝐜𝐥𝐞𝐬𝐢á𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐂𝐍𝐁𝐁 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. ⁣

𝘕𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘰𝘪𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘰𝘮 𝘑𝘰𝘦𝘭 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘈𝘮𝘢𝘥𝘰, 𝘋𝘰𝘮 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘰 𝘎𝘶𝘵𝘦𝘳𝘳𝘦𝘴 𝘋𝘶𝘵𝘳𝘢, 𝘗𝘦. 𝘈𝘳𝘯𝘢𝘭𝘥𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦𝘴, 𝘗𝘦. 𝘑𝘶𝘭𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘣𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘚𝘣𝘢𝘳𝘥𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

388 6

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1154 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0