Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

São José no cinema: documentário mostra relevância do Patrono da Igreja nos dias atuais

"Coração de Pai" é distribuído pela Kolbe Arte e estreia no Brasil no começo de março. A música tema do filme sobre São José foi gravada pela cantora católica Fátima Souza.
São José
“Coração de Pai” é uma viagem em busca dos vestígios de São José.

 Quem foi São José? Essa pergunta delineou a construção do roteiro de “Coração de Pai”, que chega aos cinemas do Brasil, para exibições exclusivas, nos dias 4, 6 e 7 de março. E quem pensa em José retratado como um velho, apático, passivo ou encurvado, vai se surpreender com o perfil desenhado por especialistas, teólogos, pesquisadores da figura do pai de Jesus. E não só isso! O documentário espanhol, do diretor Andrés Garrigó, mostra que ele está mais atual do que nunca.

Produzido pela Goya Producciones, “Coração de Pai” é uma fotografia histórica do Patrono da Igreja Católica. Filmado em diversos países, o longa traz também testemunhos de pessoas que foram agraciadas com a intercessão do santo, recebendo milagres que vão da recomposição de matrimônios desfeitos a conversões radicais e curas impossíveis.

Making of das gravações do filme

O filme foi concebido como uma viagem investigativa e seu percurso leva a lugares pouco conhecidos, como Cotignac na França ou Tuscania, na Itália; onde há relatos que São José teria aparecido no passado. O local reúne testemunhos extraordinários de pessoas simples, marcadas pela ação do patriarca.

Quem se encarrega pela distribuição no Brasil é a Kolbe Arte, que vem se consolidando no país por trazer e promover produções com temáticas de interesse do público católico. Entre elas estão “Madre Tereza: Amor Maior Não Há”, “O Santo de Todos – A vida e missão de Santo Antônio Maria Claret” e “Purgatório”.

“Coração de Pai” é o terceiro filme de uma trilogia composta também por “Coração Ardente” – também distribuído pela Kolbe Arte – e “Fátima – o último mistério”. Para a diretora executiva da empresa, Angela Morais, esta é uma “verdadeira chance para difundir uma mensagem de fé e esperança em nossos tempos”.

“O documentário é de uma atualidade impressionante. Olhar para a figura de São José nos dias de hoje é uma necessidade. Sua dignidade, sua humildade e mesmo o seu silêncio querem nos dizer algo. A gente pode até achar que sabe tudo sobre São José por encontrá-lo na Bíblia, mas é preciso se aprofundar em sua personalidade e, através dos testemunhos ao longo do filme, vamos descobrindo muito mais sobre ele. Será uma grande bênção para todos nós, pois tocará muitos corações”, afirma Angela. 

Amado São José

O plus do documentário fica por conta da belíssima música “Amado São José”, composta pela cantora argentina Valeria Boccacci e que, no Brasil, tem a interpretação da Fátima Souza. 

O clipe e a música estão disponíveis no canal do Youtube da Kolbe Arte Produções.

 

Sinopse

“Coração de Pai” é uma viagem em busca dos vestígios de São José. Em aproximadamente um ano de pesquisa, foram selecionados depoimentos atuais e extraordinário de pessoas simples, marcadas pela ação do santo em suas vidas.

O percurso levou a lugares pouco conhecidos, como Cotignac na França ou Tuscania na Itália, onde São José apareceu no passado. Na Espanha comprovou-se a presença especial de São José em Toledo, em Ávila e em Barcelona, onde as filmagens aconteceram tanto no templo da Sagrada Família, como no Santuário de São José da Montanha.

O documentário destaca a especial ‘ação’ de São José em nossos dias, justificada pela atual crise da figura paterna e pela necessidade de reconstruir a unidade familiar. A figura do Patriarca tem sido fortalecida pelos últimos Papas, desde Pio IX, que o nomeou Patrono da Igreja, até Francisco, que declarou 2021 como o Ano Jubilar de São José. Francisco revelou que coloca aos pés de sua imagem pedacinhos de papel com as intenções que lhe são confiadas.

Assista ao trailer.

Sobre a Kolbe Arte Produções

A Kolbe Arte Produções surgiu em 2010, a partir da percepção de que o meio cristão necessitava desenvolver estratégias para melhor se comunicar com seus fiéis e transmitir sua mensagem de forma eficaz e condizente com seus valores. Desde 2019, também atua na promoção e distribuição de filmes com temática religiosa, especialmente de produções de interesse do público católico brasileiro.