Dom Darci Nicioli: saudação e apresentação do novo Portal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Caríssimos agentes da Pastoral da Comunicação.

Desde que assumimos a tarefa de continuar a missão da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB temos refletido sobre a dimensão do desafio que nos confiado enfrentar com todas as nossas energias. Já estamos completando um ano de caminhada e, neste momento, encontramos a maturidade que precisávamos para dar um passo importante: inaugurar um lugar nosso no ambiente internet.

Na última reunião que tivemos entre nós da Comissão e os bispos referenciais e coordenadores regionais das Pascom, de 13 a 14 de julho, em Aparecida, fizemos um acordo para que o Portal fosse colocado no ar e tivéssemos, em seguida, um tempo para ajustes. Vamos estabelecer este prazo até 31 de agosto de 2016. Todas as críticas e sugestões devem ser enviadas pelo email: [email protected]

críticas e sugestões devem ser enviadas pelo email: [email protected]

O objetivo maior dessa nossa iniciativa coincide com o que sente o Santo Padre, Papa Francisco, sobre a função da comunicação: “Gosto de definir este poder da comunicação como ´proximidade´. O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa. Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade” (DMC 2016).

“O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa”.

Gerar proximidade! É isso que queremos com esse portal que você está conhecendo e que foi criado para ajudar na sua caminhada de agente de pastoral da comunicação. É preciso que gerar proximidade, como nos pede o Papa. Utilize dos conteúdos do portal para que esse objetivo seja alcançado nas paróquias, nas dioceses e nos regionais, instâncias nas quais nossa pastoral está organizada. Pretendemos, o mais rápido possível, inserir conteúdos produzidos pelos nossos estudiosos de comunicação na Igreja, de nossos coordenadores e de nossos agentes. Sintam-se parte desse trabalho e não confiem apenas no acompanhamento passivo. Estamos dispostos a acolher todas as contribuições, inclusive com críticas acompanhadas de sugestões para fazer desse espaço uma plataforma útil para a animação da Pascom.

“Sintam-se parte desse trabalho e não confiem apenas no acompanhamento passivo”.

A estrutura o portal, como podem ver, é bastante simples. Cuidamos para que fosse de fácil acesso e que tivesse as principais linhas do nosso trabalho: projetos da Comissão Nacional e dos Regionais; textos para ajudar na formação dos agentes; menções importantes da comunicação da Santa Sé e da CNBB; divulgação de nossos eventos nacionais e regionais;  homenagens; destaques importantes de fatos e textos que dizem respeito ao nosso campo de atuação; artigos dos bispos sobre comunicação e, claro, fotos e vídeos que ajudem o trabalho de todos que atuam na comunidade eclesial oferecendo suas habilidades no campo da comunicação.

Servir a Igreja! Gerar proximidade!

Um abraço fraterno a todos!

Dom Darci José Nicioli, CSsR

Arcebispo de Diamantina (MG)

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB

 

Sobre o Autor: Michela

Você também pode gostar:

Busca

Instagram