Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Segundo Dia do IV Seminário de Comunicação Social

No segundo dia do IV Seminário de Comunicação Social, realizado pela Arquidiocese do Rio Janeiro na cidade anfitriã, os comunicadores da Igreja Católica discutiram sobre “A construção da Cultural Digital”, o tema foi assessorado pelo Professor Doutor Fernando Morgado. Jornalista e professor das universidades Facha, Metropolitana do México, Escola Superior de Propaganda e...

No segundo dia do IV Seminário de Comunicação Social, realizado pela Arquidiocese do Rio Janeiro na cidade anfitriã, os comunicadores da Igreja Católica discutiram sobre “A construção da Cultural Digital”, o tema foi assessorado pelo Professor Doutor Fernando Morgado. Jornalista e professor das universidades Facha, Metropolitana do México, Escola Superior de Propaganda e Marketing e PUC-Rio, Morgado falou sobre a história da evolução da comunicação e expôs os pontos positivos e negativos resultantes dessa rápida transformação.

Assim como já abordado na abertura do encontro, diferentes perfis de comportamento social surgiram com a evolução da comunicação, bem como a forma de se comunicar nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, dentre outros).

O professor também mostrou que apesar desses ambientes sociais terem como ponto de partida a “socialização”, muitas pessoas enfrentam a solidão no dia a dia e é aí onde os comunicadores católicos têm a missão de chegar. “Hoje as pessoas têm a necessidade de ganhar ‘likes’ por cada post que realizam, mas, muitas postagens em que aparecem belas paisagens e sorrisos nem sempre são reais, são carregadas de filtros e edição de imagens que distorcem a realidade forjando uma falsa interação social que, ao invés de aproximar, afasta as pessoas”, disse o professor.

Apesar da constatação, Morgado afirmou que a tecnologia não é a vilã da história e sim, a forma como as pessoas passaram a utilizar essas ferramentas. “As redes sociais deveriam ser um ambiente de interação e aproximação, porém, muitas pessoas têm utilizado essas ferramentas para hostilizar, mentir e criticar. Os comunicadores têm o grande desafio de transformar esse ambiente em um meio onde sejam comunicadas mensagens positivas que levem a paz e a esperança”, explica Morgado.

Em entrevista à Arquidiocese do Rio Janeiro o palestrante falou sobre a sua participação no seminário e os temas abordados. “É muito bom ver os comunicadores católicos pensando e discutindo a forma como irão comunicar a sua mensagem nos novos tempos diante dessa grande evolução da comunicação. Eu vejo que há um interesse real da Igreja em compartilhar essas mudanças e buscar novas maneiras de comunicar e, eu fico realmente feliz em partilhar o meu conhecimento com todos”, disse o palestrante.

No período da tarde Fernando Morgado continuará a discutir o tema. Toda a programação do IV Seminário de Comunicação Social pode ser acompanhada ao vivo por meio da Web TV Redentor (http://webtvredentor.com.br/)

Por: Luciana Navarro – Pascom Regional Oeste 1

Fotos: https://www.facebook.com/seminariocomunicacaorj/