Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Seminaristas da diocese de Ponta Grossa (PR) lançam projeto de podcast para leitura da Bíblia em 1 ano

No dia em que a Igreja celebrará a Ascenção do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 16 de maio, terá início o projeto “Bíblia em 1 ano”, que propõe um plano de leitura da Bíblia, ao longo de um ano, por meio de podcasts diários. O projeto é iniciativa dos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, da diocese de...

No dia em que a Igreja celebrará a Ascenção do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 16 de maio, terá início o projeto “Bíblia em 1 ano”, que propõe um plano de leitura da Bíblia, ao longo de um ano, por meio de podcasts diários. O projeto é iniciativa dos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, da diocese de Ponta Grossa (PR).

A divulgação e detalhamento do projeto estão sendo feitas no Instagram @abiblia.em1ano  e também na página do Facebook do seminário: facebook.com/seminariopg. A leitura diária de dois ou três capítulos da Bíblia estará disponível em várias plataformas, entre elas Google Podcasts e Spotify.  

Origem da iniciativa

A ideia surgiu durante as férias do seminarista Iuri Nack Buss, que está no 2º ano da Teologia. Com o desejo pessoal de aprofundar o encontro com Deus, por meio da sua Palavra, ele descobriu um plano de leitura da Bíblia, para ser realizado ao longo de 1 um ano, divulgado por um ministério de evangelização norte-americano, em forma de podcast.

Seminarista Iuri

“Naquele momento, surgiu o desejo de não apenas fazer um aprofundamento pessoal, mas de partilhar essa ideia com os colegas e outras pessoas que tivessem interesse, para que também eles pudessem fazer essa experiência de uma leitura de toda a Bíblia. Conversei, então, com um membro da PASCOM da Paróquia Santa Teresinha, de Ponta Grossa (PR), minha comunidade de origem, onde recebi incentivo e onde desenvolvemos um pré-projeto para fazer uma versão em português do plano de leitura da Bíblia em 1 ano”, contou Iuri.

Ao retornar das férias, Iuri apresentou a ideia ao padre reitor e aos colegas seminaristas, que acreditaram no projeto e começaram a trabalhar sobre ele. Traduziram o plano de leitura e conseguiram a autorização dos criadores do projeto original norte-americano, concedida por “Ascension”. A partir de então, os jovens fizeram a divisão das atividades para iniciar as gravações e conseguiram a colaboração de padres e leigos para gravar os comentários dos trechos bíblicos que serão lidos em cada dia.

Com o projeto bem delineado, no dia da Solenidade de São José, os seminaristas ganharam o apoio e a bênção do bispo diocesano, Dom Sergio Arthur Braschi, para o projeto “A Bíblia em 1 ano”.

“A partir de então, começamos a divulgar o projeto por meio das redes sociais, especialmente no Instagram @abiblia.em1ano, onde publicamos instruções e formações em preparação para o início da leitura da Bíblia em forma de podcast, que está marcado para o dia 16 de maio de 2021”, disse Iuri.

Confira a reportagem completa. 

 

Texto: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2