Setembro: confira a agenda para a criação de conteúdo para redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“Devemos aproximar-nos da Bíblia sem segundas intenções, sem a instrumentalizar. O crente não procura nas Sagradas Escrituras o apoio para a própria visão filosófica e moral, mas porque espera um encontro”, exortou o Papa Francisco.

Inspirados nas palavras do Papa, somos convidados enquanto cristãos a ler a Bíblia e a rezar. Enquanto comunicadores, além da oração, somos convocados a promover a leitura da Palavra de Deus através dos meios de comunicação.

Mês da Bíblia

Nesse mês da Bíblia, vídeos, imagens, áudios e todos recursos das redes sociais estão à nossa disposição para compartilhar a Palavra e unir a comunidade em oração.

Para o ano de 2021, o tema escolhido para os estudos é a Carta de São Paulo aos Gálatas, com o lema “Pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3, 28d). Também recordamos os 50 do mês da Bíblia, que surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso, e posteriormente a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.

Setembro Amarelo

Outro assunto muito importante é o “Setembro Amarelo”. O mês de setembro foi escolhido para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção do suicídio, para valorizar a vida. Esse tema deve ser abordado nas redes sociais das Dioceses, Paróquias, Comunidades, Grupos de Oração. Há muitas informações disponíveis nos sites: www.cvv.org.br e também  https://www.setembroamarelo.com/, que poderão ajudar na preparação deste conteúdos. Procure tratar o tema com a abordagem de ajuda, com o olhar cristão e solidário. Uma dica básica que posso compartilhar, é criar artes sobre o assunto e vídeos, com sacerdotes e especialistas da saúde, e até mesmo alterar a cor da imagem/logo do perfil nas redes sociais da Igreja para tons amarelos.

Intenção de oração do Papa 

Em setembro temos ainda o vídeo do Papa, que nesse mês tem como intenção de oração universal o tema “Um estilo de vida ecologicamente sustentável”. O Papa propõe que

“rezemos a fim de que todos façam escolhas corajosas por um estilo de vida sóbrio e ecologicamente sustentável, alegrando-nos pelos jovens que se comprometem resolutamente a este respeito”.

 

Confira agora a agenda com o calendário religioso e pastoral para o mês de setembro de 2021:

 

01 – Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

01 – Santo Egídio

02 – São Brocardo

03 – São Gregório Magno, Papa

04 – Moisés, o Profeta; São Bonifácio

05 – Santa Madre Teresa de Calcutá

06 – São Zacarias, Profeta

07 – São Melchior

08 – Natividade de Nossa Senhora

09 – São Pedro Claver

10 – São Nicolau Tolentino

11 – São Proto e São Jacinto

12 – São Guido

13 – São João Crisótomo

14 – Exaltação da Santa Cruz

15 – Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora da Piedade

16 – São Cornélio e Cipriano

17 – São Roberto Belarmino

18 – São José Copertino

19 – São Januário

20 – Santa Fausta

21 – São Mateus Evangelista, Apóstolo

22 – São Maurício e companheiros

23 – São Pio de Pietrelcina

24 – São Geraldo Sagredo; São Pedro Nolasco;

25 – São Firmino

26 – São Cosme e São Damião, mártires

27 – São Vicente de Paulo

28 – São Venceslau I

29 – Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

30 – São Jerônimo

 

Confira também algumas datas cívicas que podem ser trabalhadas nas redes sociais da Diocese, Paróquia, Comunidade, Movimentos Pastorais ou Grupo de Oração.

 

02 – Dia do Repórter Fotográfico

05 – Dia do Irmão; Dia Internacional da Caridade; Dia Internacional da Mulher Indígena; Dia da Amazônia

07 – Independência do Brasil; Grito dos Excluídos

10 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

21 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

22 – Início da Primavera

23 – Dia Internacional das Línguas de Sinais

25 – Dia Nacional do Trânsito; Dia Nacional do Rádio 

27 – Dia Nacional dos Vicentinos

30 – Dia da Bíblia

30 – Dia da Secretária

 

Pasconeiros, lembrem-se de reunir a equipe e planejar o conteúdo (semanal ou mensal); pense no formato: foto, vídeo, arte ou infográfico; reúna a equipe e faça uma divisão de tarefas com prazo de entrega; ao postar, faça ótimas legendas; postou e teve comentários? Então responda!

Boa missão, PASCOM!

 

 

 

Fabiano Fachini é Apaixonado por Comunicação, Pascom, Mídias Digitais e FAMÍLIA! Profissional com mais de 10 anos de experiência em Comunicação nas áreas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso, TV, Rádio, Marketing Digital e Mídias Digitais, com atuação em empresas de serviços de radiodifusão, telecomunicações e religioso. Vivência na área de Mídias Digitais, respondendo por criação de planos estratégicos e de conteúdos para sites, Apps e redes sociais. Produção de conteúdo e gerenciamento de canal do YouTube, com foco em ampliar a audiência e criar uma comunidade conectada com a marca (Play de Prata e Placa de Ouro). Aplicação de Palestras e Workshops sobre Mídias Digitais e estratégias de comunicação e Igreja.

Sobre o Autor: Marcus Tullius

Você também pode gostar:

Busca

Instagram