No decorrer das reuniões, após consulta aos associados e com o devido apoio, a diretoria da Signis Brasil decidiu candidatar-se para receber o Congresso Signis Mundial e a Assembleia Signis Mundo, que ocorrerão em 2021. “A Signis Brasil conta hoje com mais de 100 grupos associados e associados individuais, especialistas em diversas áreas da comunicação, associados que administram equipes de produtores, jornalistas, editores, entre outros. O número de profissionais administrados pelos associados de Signis é superior a 2 mil funcionários, com isso entendemos que temos a possibilidade em organizar e receber o Congresso Signis Mundial”, revela Romanini.

Romanini também incentivou aos associados a pautarem em seus meios de comunicação a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que será celebrado, neste ano, no dia 13 de maio e traz como tema: “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz”. O presidente sugere que consequentemente diante de tantas falsas notícias que cada comunicador possa assumir uma postura comunicacional que busca da verdade e construa o bem comum e individual, “não podemos esquecer que o slogan da Signis propõe ‘a comunicação para uma Cultura de Paz’”, lembra.

Na ocasião, a diretoria também se reuniu com os grupos afins dos associados para reuniões especificas de acordo com a demanda de cada setor.

 

TVs Católicas – Sob a coordenação Geizom Sokacheskina reunião das TVs de inspiração Católica foi discutida a proposta de pautas conjuntas. Em seguida abriu-se ao diálogo para discernir sobre o ano eleitoral. A discussão ficou em torno de duas propostas de cobertura: realizar um debate entre os presidenciáveis; ou organizar entrevistas individuais. A definição ficou em aberto para ser concluída depois de uma reunião com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião, também, foi apresentada pelo Grupo Aparecida, a Campanha Pró-cidadania, a mesma ficou a critério de cada TV assumir ou não a veiculação da mesma. Ricardo Alvarenga, da Signis Jovem, apresentou o projeto que Signis América Latina está propondo para a juventude. Cada veículo ficou de indicar um jovem para fazer parte do projeto. Da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB e Rede Eclesial Pan-Amazônica, Osnilda Lima, fsp, falou sobre a realidade da Amazônia, solicitou a possibilidades de os veículos pautarem a Amazônia em âmbito nacional bem como uma atenção especial ao Sínodo para a Amazônia que será realizado em outubro de 2019, em Roma, e que traz como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Signis Impressos – Na reunião com o grupo dos associados impressos, que está sob a coordenação Luís Henrique Marques, as pautas foram as produções em conjunto; a produção da Revista Signis Impressa; a atualização do calendário de reuniões para 2018; o projeto Signis Jovem e o tema sobre a Amazônia. Nas pautas conjuntas definiu-se uma sobre o Ano do Laicato e outra referente as Eleições 2018. O grupo também sugeriu temas para o I Congresso de Comunicação da Signis Brasil na área dos impressos.

Signis Rádio – A Rede Católica de Rádio (RCR) em reunião, sob a coordenação de Angela Morais, discutiu o processo de migração que cada emissora está realizando, partilharam alguns cases de sucesso que poderão servir de inspiração para as emissoras associadas. Definiu-se sobre as bases geradoras dos produtos da RCR como: Jornal Brasil Hoje, o Plantão RCR e Panorama que, a partir de abril, passarão a ser gerados pela Rede Milícia Sat. Na ocasião, também, foram relatados os encaminhamentos de diálogo sobre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), instituição responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores. Discutiu-se ainda sobre a Cobertura da Assembleia da CNBB, que será realizada em abril deste ano, na cidade Aparecida.

Signis Brasil e RCR