Tem início, em Aparecida (SP), a 56ª Assembleia Geral da CNBB

Às 9h15, começou, oficialmente, a 56a. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no pátio do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe o episcopado brasileiro que conta, atualmente, com mais de 300 bispos. Todo o trabalho de preparação para o encontro foi realizado sob a coordenação do secretário-geral, dom Leonardo Steiner, que será substituído no comando da reunião por dom Esmeraldo Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA).

A estrutura

Colaboradores da CNBB Matriz trabalharam vários meses para deixar prontos todos os documentos, o material de suporte e a logística para o encontro. Sob a coordenação do P. Antônio Silva da Paixão, a equipe do Centro de Eventos se esmerou para deixar um espaço simples, mas iluminado e confortável para que os bispos possam enfrentar jornadas pesadas de trabalho. O plenário, adaptado no centro da quadra poliesportiva foi formatado de modo que todos os participantes tenham uma visão clara da mesa de coordenação dos trabalhos.

Na parte subterrânea do Centro de Eventos ficam localizadas as salas de trabalho para os grupos e o espaço onde os bispos podem conviver nos intervalos. Há ainda capela, escritórios e outras instalações necessárias para o funcionamento do encontro. A secretaria técnica da CNBB tem representantes com plantão permanente na assembleia. Além disso, há um suporte de funcionários que ajuda na execução dos serviços de TI e de reprografia.

Subsecretário Adjunto de Pastoral, Pe. Deusmar Jesus da Silva, coordenou a preparação de encaminhamento da pauta oficial votada pelo Conselho Permanente da CNBB, em outubro de 2017. Coube a ele, a orientação do secretário-geral, a organização da pauta dos dias que os bispos estarão reunidos em Aparecida.

Temas da assembleia

O tema central será: “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”. Além desse assunto, os bispos vão tratar de vários outros temas. Entre eles, estão: Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB, Pensando o Brasil: Estado laico, Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

Pauta do dia

Além da missa e da abertura solene, transmitidas pelas TVs de inspiração católica, os bispos se ocuparão nesta quarta-feira, 11 de abril, com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última assembleia geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha vai apresentar aos bispos os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano.

Consta ainda das tarefas do dia apresentação de uma análise de conjuntura eclesial e os primeiros informes sobre os próximos sínodos: dos jovens e da Pan-Amazônia.

FONTE: CNBB NACIONAL 

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

107 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1152 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

261 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

216 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

173 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

298 5

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído no ano de 1966, três anos após a publicação do Decreto Inter Mirifica, documento conciliar que criou a data comemorativa.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

271 0

Novas possibilidades para a ação da Igreja através do meios de comunicações sociais surgiram após a promulgação do decreto Inter Mirifica, em 1963. Para que o compromisso assumido no Concílio Vaticano II se tornasse uma realidade, no ano de 1964 o Papa Paulo VI criou a Pontifício Comissão para as Comunicações Sociais.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

225 0

Que belas palavras do Papa Francisco recordando o centenário do nascimento de São João Paulo II!
#repost @franciscus
・・・
EN: 100 years ago the Lord visited His people. He sent a pastor. #JohnPaulII was our shepherd in prayer, in closeness to the people, in love for justice that always goes together with mercy.

PT: Há 100 anos o Senhor visitou o seu povo. Ele enviou um pastor. #SãoJoãoPauloII foi nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto com a misericórdia.

ES: Hace cien años, el Señor visitó a su pueblo. Envió un pastor. #SanJuanPabloII fue nuestro pastor en la oración, en la cercanía al pueblo, en el amor a la justicia, que siempre va junto con la misericordia.

IT: 100 anni fa il Signore ha visitato il suo popolo. Ha inviato un pastore. #SanGiovanniPaoloII è stato nostro pastore nella preghiera, nella vicinanza al popolo, nell’amore alla giustizia che sempre va insieme alla misericordia.

FR: Il y a 100 ans, le Seigneur a visité son peuple. Il a envoyé un pasteur. #SaintJeanPaulII a été notre pasteur par la prière, la proximité avec le peuple, l’amour de la justice qui va toujours de pair avec la miséricorde.

DE: Vor 100 Jahren hat der Herr sein Volk besucht und ihm einen Hirten gesandt. Der #hlJohannesPaulII. war unser Hirte im Gebet, durch die Nähe zum Volk Gottes, in der Liebe zur Gerechtigkeit, die stets mit der Barmherzigkeit einhergeht.

PL: 100 lat temu Pan nawiedził Swój lud. Posłał pasterza. #ŚwiętyJanPawełII był naszym pasterzem w modlitwie, w bliskości z ludem, w umiłowaniu sprawiedliwości, która zawsze idzie razem z miłosierdziem.

316 0