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Bibliografia sugerida para ajudar na formação de agentes e grupos de Pascom

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SUGESTÕES DE BIBLIOGRAFIA PARA A PASCOM

 

SOBRE PASCOM:

PUNTEL, Joana  e CORAZZA, Helena. Pastoral da Comunicação – Diálogo entre fé e cultura. São Paulo, Paulinas, 2007

 

 

SOBRE RÁDIO:

FILHO, André Barbosa; PIOVESAN, Ângelo e BENETON, Rosana (org). RÁDIO – sintonia do futuro. São Paulo, Paulinas, 2007

 

VIGIL, José Ignácio López. Manual urgente para radialistas apaixonados. Paulinas, São Paulo, 2004 (2ª ed)

 

Rádio – a arte de falar e ouvir. SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação, Paulinas, São Paulo, 2003

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

KOPPLIN, Elisa; FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa – teoria e prática. 4ª ed. Porto Alegre, Ed. Sagra Luzzatto, 2001.

 

Manual do Assessor de Comunicação.  Federação Nacional dos Jornalistas. Site; www.fenaj.org.br

 

 

REFLEXÕES SOBRE MÍDIA

PUNTEL, Joana . Cultura Midiática e Igreja. São Paulo, Paulinas, 2005

 

 

 

JORNAL IMPRESSO:

DEJAVITE, Fábia Angélica. Infotenimento – informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo, Paulinas, 2006

 

BORGES, Rosane S (org). JORNAL IMPRESSO: da forma ao discurso. São Paulo, Paulinas, 2003.

 

FILHO, Genésio Zeferino da Silva. Comunicação e Pastoral. 2ª ed. São Paulo, Ed. Salesiana, 2003.

 

JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Redação e Estilo. São Paulo.

 

LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística.  São Paulo, Editora Afiliada, 2001.

 

 

COMUNICAÇÃO NA LITURGIA:

MADUREIRA, Aristides Luís. Formação para Leitores e Comentaristas. Editora A Partilha, Uberlândia-MG, 2006

 

MIKA, Lourenço. O Aviso na Missa. www.maikol.com.br.

VALLE, Serginho (Pe.). Autores da Celebração Litúrgica. Edições Loyola, São Paulo, 1999

 

MARKETING E EVANGELIZAÇÃO:

GALVÃO, Antônio Mesquita. Evangelização e Marketing . Ave Maria, SP, 2001.

 

 

ACOLHIDA:

CORAZZA, Helena. Acolher é Comunicar. Paulinas, São Paulo, 2004

 

GASQUES, Jerônimo. Pastoral da Acolhida – rumo ao novo milênio. Vozes, Petrópolis/RJ, 2001

 

MADUREIRA, Aristides Luís. Princípios Básicos do Secretariado Paroquial – volume I.  Editora A Partilha, Salvador/BA, 2003

 

 

DOCUMENTOS DA IGREJA SOBRE COMUNICAÇÃO

 

I – MIRANDA PRORSUS (1957)

– Carta Encíclica do Papa Pio XII, de 1957, sobre o cinema, o rádio e a televisão.

– Segundo o documento, o que levou o Papa a publicar o documento foram os “tremendos perigos que nascer dos progressos técnicos, já realizados ou que se continuam a realizar, nos importantíssimos setores do cinema, do rádio e da televisão”.

– Os MCS, segundo o documento, devem servir para “apertar mais os laços entre os povos, fomentar a compreensão mútua e a solidariedade e aumentar a colaboração entre os poderes públicos e os cidadãos”.

 

II – INTER MIRIFICA (1963)

– Decreto do Concílio Vaticano II, aprovado em 04/12/1963, sobre os Meios de Comunicação Social.

– Alerta para o uso dos meios de comunicação a favor dos desígnios de Deus e não para desinformar e corromper o povo.

– Preconiza a realização em todas as dioceses de um Dia Mundial das Comunicações Sociais, sugerindo o dia 5 de maio. (Depois, as algumas conferências episcopais, inclusive a do Brasil, adotou o Dia da Ascensão do Senhor, para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais).

– Orienta a publicação pela Santa Sé duma Instrução Pastoral sobre os Meios de Comunicação, que, de fato,  foi publicada, a Communio et progressio.

 

III – COMMUNIO ET PROGRESSIO (1971)

– Instrução Pastoral do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, aprovado em 21/05/1971.

– Trata da influência que exercem os Meios de Comunicação na nossa sociedade.

– Ressalta que a comunicação social é um elemento que articula qualquer atividade da Igreja, reconhecendo a legitimidade da formação da opinião pública dentro dela.

 

IV – AETATIS NOVAE (1992)

– Instrução do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, aprovado em 22/02/1992.

– Situa as comunicações sociais no atual contexto cultural e a propõe a planificação da pastoral do setor de comunicação.

– Traz reflexões sobre o devido uso dos Meios de Comunicação, sobre os agentes que os usam, sobre a preparação, formação humana e cristã dos referidos agentes, sobre a perfeição e rapidez com que nos coloca em contato com os outros, mesmo através das distâncias inferidas em que nos encontramos nos quatro cantos da terra, desde as altitudes interplanetárias até os mais profundos abismos.

 

V – CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DOS BISPOS EM MEDELLIN (1968)

– Dedica o capítulo  XVI aos Meios de Comunicação Social.

– Depois de feita uma análise da América Latina, o documento afirma que, “no mundo de hoje ,a Igreja não pode cumprir a missão que Cristo lhe confiou de levar a Boa-nova «até os confins da terra», se não emprega os MCS, únicos capazes de chegar efetivamente a todos os homens”.

– Chama a atenção, também, para a formação do clero: “Em virtude do caráter de ministros da «Palavra» e de educadores do Povo de Deus, é igualmente necessário que se ofereçam aos bispos, sacerdotes e religiosos de ambos os sexos, cursos que os intruam no significado da comunicação social e no conhecimento das condições que regem sua utilização. Esta formação deve ser matéria de estudo sistemático nos seminários e casas de formação religiosa (cf. IM 15)”.

 

 

VICONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DOS BISPOS EM  PUEBLA (1979)

– Dedica uma parte do primeiro capítulo (O encontro com Jesus Cristo vivo) ao tema: Evangelho e Meios de Comunicação Social.

­­– Constata a presença escassa da Igreja nos Meios de Comunicação Social.

– Propõe uso dos meios de comunicação “para transmitir a mensagem do Evangelho e o Magistério da Igreja”.

 

VII CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DOS BISPOS EM  SANTO DOMINGO (1992)

– Parte do Capítulo 3 (Cultura Cristã) é dedicada ao tema:  Comunicação social e cultura.

– Inicia com uma reflexão teológica, lembrando que “a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação, para que vivamos em comunhão”. Mais adiante lembra que “Cristo é o modelo de comunicador. N’Ele, Deus, o totalmente Outro, sai ao nosso encontro e espera nossa resposta livre”.

– Após toda fundamentação teológica (SD 279), os bispos afirmam que há “uma relação muito íntima entre evangelização, promoção humana e cultura, fundada na comunicação, o que impõe à Igreja tarefas e desafios concretos no campo da comunicação social”.

– Diante dos vários desafios pastorais, o Documento adverte que a presença da Igreja nos Meios de Comunicação é ainda “insuficiente e se carece de suficientes agentes com a preparação devida para enfrentar o desafio; além disso, falta por parte dos diferentes episcopados um adequado planejamento da pastoral das comunicações”. (SD 280)

 

VIII – IGREJA E COMUNICAÇÃO RUMO AO NOVO MILÊNIO (Doc. 59 da CNBB – 1997)

– É o resultado da Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em Itaici – Indaiatuba/SP, em 1997.

– Propõe rever os modelos e práticas de comunicação da Igreja no Brasil, tanto no campo das relações interpessoais, grupais e organizacionais, quanto no uso dos instrumentos ou meios de comunicação na tarefa evangelizadora.

 

IX CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DOS BISPOS EM  APARECIDA (2007)

– Dedica parte do Capítulo X à comunicação, especialmente à Pastoral da Comunicação.

– Os bispos se comprometem a acompanhar os comunicadores, para que sejam verdadeiros missionários no campo da comunicação.

– Os bispos se comprometem, inclusive, a procurarem conhecer e valorizar mais “esta nova cultura da comunicação”.

 

 

OUTROS DOCUMENTOS ECLESIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO,

DO PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

 

  1. Pornografia e violência nas Comunicações Sociais. Uma resposta pastoral (07/05/1989)
  2. Critérios de colaboração ecumênica e inter-religiosa nas comunicações sociais (04/10/1989)
  3. Ética nas Comunicações Sociais (02/06/2000)
  4. Igreja e Internet (28/02/2002)
  5. Ética na Internet (28/02/2002)
  6. Carta Apostólica Rápido Desenvolvimento, do Sumo Pontífice João Paulo II, aos responsáveis das Comunicações Sociais (24/05/2005) )
  7. Mensagens do Papa para o Dia Mundial das Comunicações (Em 2006, o Dia Mundial das Comunicações será celebrado em 28 de maio e tem como tema: Os Mídia: rede de comunicação, comunhão e cooperação)

 

 

Obs.: Todos os documentos acima, exceto os de Medellín, Puebla, Santo Domingo, Aparecida  e da CNBB, estão disponíveis na internet:  http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/index_po.htm