Transversalidade: Pascom de paróquias auxiliam outras pastorais no tempo da pandemia

Segundo o Guia de Implantação da Pascom,

“todas as pastorais são transversais, isto é, perpassam umas às outras por se tratarem da expressão do mesmo solícito cuidado da Igreja para com a comunidade de fé. A Pascom, no entanto, tem uma particular expressão nesse tema por se tratar de uma pastoral que só se explica enquanto serviço às outras pastorais. Seria como uma pastoral para as outras pastorais.” (p. 63)

Durante este período de pandemia, a Pascom tem cumprido esta missão da transversalidade e algumas iniciativas podem inspirar trabalhos em diversas realidades do Brasil.

Boa Vista do Incra | RS
Pascom paroquial auxilia Pastoral do Dízimo em campanha no tempo de pandemia

“O Apóstolo Paulo assim escreve: Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). Com esta motivação, a Pastoral da Comunicação e a Pastoral do Dízimo, ambas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Boa Vista do Incra, da Diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, estão trabalhando juntas em uma campanha de auxílio à Paróquia neste tempo de pandemia do Coronavírus.

A sustentação de cada Paróquia depende da comunidade que ela está inserida. No momento onde todos os setores da sociedade são afetados devido à pandemia, na Comunidade Igreja não é diferente, e para superar as dificuldades, é preciso criatividade e união. Neste sentido as Pastorais do Dízimo e da Comunicação da Paróquia viram nos veículos de comunicação, como as redes sociais e o rádio, uma grande alternativa para aproximar-se ainda mais de seus fiéis, bem como de desenvolver campanhas de conscientização referente ao dízimo.

Conforme Anderson Moretto, além e levar a Palavra de Deus até as pessoas, que estão em casa, através das redes sociais e pela rádio comunitária da cidade, a ideia é utilizar-se dos meios, também, para mostrar a importância do dízimo e o que ele representa. Eles fazem isso através de depoimentos e cards. “Neste período de isolamento social, os meios de comunicação estão demonstrando a sua real importância perante toda nossa sociedade”, destaca.

Segundo o Pe. Estacínio Rocnieski, o dízimo é amor, resposta de fé, e uma das principais formas de ajudar as paróquias, pois é através dele que devolvemos a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que recebemos todos os dias.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Boa Vista do Incra retornou as atividades da secretaria paroquial há pouco mais de duas semanas, adotando todas as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades, preservando assim, a saúde de seus colaboradores e fiéis. O atendimento é de uma pessoa por vez, e o uso do álcool em gel e máscara é essencial. Já as celebrações das Santas Missas acontecem com a presença de no máximo 25% de fiéis, conforme a capacidade do espaço físico da igreja e é transmitida através da rádio local e também pelo facebook.

Assista a reportagem clicando aqui

(Com informações da Pascom Diocese de Cruz Alta/RS)

 

Niterói | RJ
#amparodemae: Pascom da comunidade auxilia na criação de campanha solidária

A Comunidade São Gonçalo, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Niterói, no Rio de Janeiro, em parceria com sua Pastoral da Comunicação, está desenvolvendo a Campanha #amparodemae. A campanha que, primeiramente, era para arrecadar alimentos para atender as 20 famílias cadastradas no movimento social Irmã Dulce, atingiu resultados ainda maiores. A Pascom foi responsável pelo planejamento e criação de materiais de divulgação da campanha no Facebook e Instagram.

A empatia da comunidade pelo projeto foi tão grande que a arrecadação ultrapassou ½ toneladas de alimentos, através de doações individuais, recolhidas de porta em portas, pelos membros do projeto. Além deste envolvimento de solidariedade da comunidade São Gonçalo, a campanha recebeu a doação de 30 cestas básicas da comunidade Olhar da Misericórdia, do fundador Pe. Alexandre.

A campanha teve início no dia 18/04/2020 e se estende até os dias de hoje, com o objetivo de atender ao pedido do santo Papa, “levar a Igreja para as ruas”. Não tem forma melhor do que o amor pelo próximo.

(Com informações da Pascom da Comunidade São Gonçalo, Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Niterói/RJ) 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram