Último dia da 58ª AGCNBB foi marcado por mensagem dos bispos ao povo brasileiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma mensagem ao povo brasileiro foi divulgada na manhã do dia 16 de abril, último dia da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No texto, os bispos afirmam que, diante da atual situação pela qual passa o Brasil, sobretudo em tempos de pandemia, não podem se calar quando a vida é “ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada”. Também, asseguram que são pastores e que têm a missão de cuidar. Reiteram que é preciso continuar observando as medidas sanitárias que dizem respeito às celebrações presenciais e reconhecem, agradecidos, que as famílias têm sido espaço privilegiado da vivência da fé e da solidariedade.

Os bispos afirmam que os três poderes da República têm, cada um na sua especificidade, a missão de conduzir o Brasil nos ditames da Constituição Federal, que preconiza a saúde como “direito de todos e dever do Estado” e que o momento exige competência e lucidez.

Fazem, ainda, um forte apelo à unidade das Igrejas, entidades, movimentos sociais e todas as pessoas de boa vontade, em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil.

Confira a mensagem completa clicando aqui

 

Ministérios do leitorado e acolitado às mulheres

Entre os assuntos abordados pelo episcopado brasileiro no último dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, esteve a questão dos Ministérios concedidos às mulheres. No dia 11 de janeiro de 2021, o Papa Francisco publicou a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Spiritus Domini, na qual altera o primeiro parágrafo do cânon 230, do Código de Direito Canônico (CDC), estendendo o ministério do leitorado e acolitado também às mulheres. Anteriormente, a instituição do ministério de leitor e acólito era reservado apenas aos seminaristas, como etapa do processo de preparação para o ministério ordenado.

A partir dessa mudança, cabe ao episcopado brasileiro aplicar a alteração na Legislação Complementar ao CDC. No entanto, o assunto precisa ser discutido e uma nova redação ser votada, quando houver possibilidade de reunirem-se presencialmente.

Partilhas das comissões, organismos e pastorais

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao fim no início da tarde desta sexta-feira, 16 de abril, após uma série de partilhas e comunicados de Comissões e organismos. Durante a última sessão, os bispos também rezaram por ocasião do aniversário do Papa emérito Bento XVI, que completa 94 anos hoje, saudaram os administradores diocesanos e lembraram dos membros do episcopado falecidos nos últimos dois anos.

Encerramento

A 58ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB em sinal de ação de graças, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella Amado exibiu um vídeo produzido com a música Te Deum, uma expressão cuja origem latina da palavra significa: “A Ti louvamos, ó Deus”.

A música usada é de autoria do padre João Carlos, do DVD Amor Intenso, da gravadora Som Livre. O vídeo de seis minutos, produzido pela Assessoria de Comunicação da CNBB, traduz em imagens uma síntese das principais atividades da CNBB nos últimos dois anos, um resumo dos dias da assembleia e parte das pessoas que trabalharam na sua realização.

Confira:

Sobre o Autor: Greice Pozzatto

Você também pode gostar:

Busca

Instagram