Vatican News repercute primeira Entrevista Coletiva de Imprensa da Assembleia

Os Bispos irão dirigir uma mensagem sobre o ano eleitoral, com uma palavra orientadora a todos os cristãos do Brasil.

Silvonei José – Aparecida

Nesta quarta-feira (11/04) tivemos a primeira coletiva de imprensa desta 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema central dos trabalhos “Diretrizes para formação de presbíteros da Igreja no Brasil”, foi a tônica do encontro.

Participaram da conversa com os jornalistas o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Splenger e o bispo de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Souza.

O colóquio teve início com a explanação de Dom Geraldo, que fez a contextualização e explicou detalhadamente a maneira como funcionam as Assembleias Gerais da CNBB.

Dom Geraldo detalhou que todos os dias os trabalhos são iniciados com a celebração da Santa Missa no Santuário Nacional e que no final de semana haverá um momento de retiro espiritual, que este ano será orientado pelo bispo emérito prelado do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso.

O arcebispo de Mariana também explicou que em todo o início de Assembleia, há uma análise da conjuntura eclesial e social. “Neste ano vamos refletir sobre a presença e a atuação da Igreja no mundo urbano, pois ela não se esgota nos limites de uma cidade, mas se estende e se amplia”.

Dom João Bosco reforçou o assunto e disse que a presença da Igreja nas cidades é desafiadora no sentido de que a Igreja vem de uma experiência de cultura onde o meio rural era muito forte, mas agora existe o trabalho nas grandes concentrações urbanas.

Dom Geraldo Lyrio também mencionou outros assuntos de grande importância que estarão em pauta, com por exemplo, a eleição dos delegados para Sínodos que acontecerão em outubro, ou seja, o Sínodo que trata das questões da juventude e outro da Igreja na Pan-Amazônia.

Além disso, o papel dos leigos, principalmente por estarmos no Ano do Laicato. “Os cristão têm um papel, uma vocação e missão de uma fundamental importância para Igreja e para o mundo”.

Outro aspecto bastante esperado são as eleições de 2018. Os Bispos, com certeza, irão dirigir uma mensagem sobre o ano eleitoral, com uma palavra orientadora a todos os cristãos do Brasil. “Vamos conversar e decidir sobre a realização de uma nova semana social brasileira, que permite uma discussão maior sobre as bases da Igreja em outras instancias sociais, políticas, econômicas e culturais no país” afirmou Dom Lyrio.

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Uma noite rica de partilha e escuta… aqui na foto estão apenas alguns dos 35 participantes! ⁣

𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐄𝐩𝐢𝐬𝐜𝐨𝐩𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚çã𝐨, 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, 𝐁𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐟𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬, 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐄𝐜𝐥𝐞𝐬𝐢á𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓 𝐫𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐂𝐍𝐁𝐁 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐮𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐭𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐫 𝐨𝐬 𝐩𝐫ó𝐱𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐚𝐬𝐜𝐨𝐦 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. ⁣

𝘕𝘦𝘴𝘵𝘢 𝘯𝘰𝘪𝘵𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘤𝘰𝘮 𝘢 𝘤𝘰𝘭𝘢𝘣𝘰𝘳𝘢çã𝘰 𝘥𝘦 𝘋𝘰𝘮 𝘑𝘰𝘦𝘭 𝘗𝘰𝘳𝘵𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘈𝘮𝘢𝘥𝘰, 𝘋𝘰𝘮 𝘚𝘪𝘭𝘷𝘪𝘰 𝘎𝘶𝘵𝘦𝘳𝘳𝘦𝘴 𝘋𝘶𝘵𝘳𝘢, 𝘗𝘦. 𝘈𝘳𝘯𝘢𝘭𝘥𝘰 𝘙𝘰𝘥𝘳𝘪𝘨𝘶𝘦𝘴, 𝘗𝘦. 𝘑𝘶𝘭𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘙𝘪𝘣𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘦 𝘗𝘳𝘰𝘧. 𝘔𝘰𝘪𝘴é𝘴 𝘚𝘣𝘢𝘳𝘥𝘦𝘭𝘰𝘵𝘵𝘰.

401 6

Não podemos comunicar sem pedir a luz do Espírito Santo. Neste Pentecostes, renove o seu desejo de anunciar e reze esta linda oração do Papa Francisco:

"Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amém"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #pentecostes

417 4

Corre lá! .
.
O coordenador geral @soumarcustullius propõe uma reflexão para o dia de Pentecostes e o @padre.arnaldo compartilha sobre a realidade da pandemia, isolamento social e a adequação das atividades mediante reuniões em grupos virtuais. .
Link na bio.

111 0

Nos unamos ao Santo Padre neste momento especial de oração! 🙏🏻
.

#repost @cnbbnacional
・・・
Direto dos Jardins Vaticanos, o Papa rezará o terço às 12h30 neste sábado, dia 30 de maio. Acompanhe pelas redes sociais da CNBB!⠀⠀
⠀⠀
#CNBB #RezemosJuntos #SantoTerco #PapaFrancisco

258 3

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

119 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1155 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

263 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

218 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

175 0