
A Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de Santa Catarina, realizou no último sábado, 7, seu Encontro Regional. Este foi um momento de olhar para onde a pastoral está caminhando e definir objetivos específicos de atuação de acordo com as diretrizes da ação evangelizadora no Brasil e em Santa Catarina. O encontro estava planejado para acontecer presencialmente na cidade de Rio do Oeste, contudo, diante do momento que o estado vive em função das chuvas, foi realizado de modo online.
O Encontro Regional da Pascom iniciou com a participação de Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom, apresentando os rumos da pastoral no Brasil. O momento foi expositivo, mas também de bate-papo e troca de experiências e serviu como motivação norteadora para o tema a ser tratado em seguida. Uma das inquietações apresentadas por Marcus foi sobre a identidade do agente da Pascom diante da evolução da pastoral e das consequências da atuação durante a pandemia de Covid-19.
O coordenador nacional da Pascom concluiu sua participação resumindo os rumos da pastoral a partir de seis desafios. As provocações apresentadas foram retiradas do livro “Quando a Fé se Torna Social”, do padre Antonio Spadaro:
- Passar da pastoral da resposta à pastoral da pergunta;
- Passar da pastoral centrada em conteúdos à pastoral centrada nas pessoas;
- Passar da pastoral da transmissão à pastoral do testemunho;
- Passar da pastoral da propaganda à pastoral da proximidade;
- Da pastoral das ideias à pastoral da narração;
- Uma pastoral atenta à interioridade e à interatividade.
Objetivos para a ação pastoral no Estado
Um dos grandes resultados práticos do Encontro Regional da Pascom foi a definição de objetivos específicos para pastoral no regional. A partir das experiências locais das dioceses e do olhar sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina, foi possível consolidar uma série de objetivos específicos que podem e devem ser assumidos por cada Pascom paroquial.
- Garantir a inserção da Pascom nos conselhos pastorais paroquiais e comunitários para ser uma pastoral de conjunto e que expresse sua transversalidade;
- Interagir e integrar a Pascom, nos mais diferentes níveis, com os responsáveis pela comunicação daquelas pastorais e movimentos eclesiais que contam com essa atribuição específica;
- Direcionar caminhos para a formação dos agentes da Pascom, primando para que as ações da pastoral sigam em conformidade com as diretrizes e orientações da Igreja, em especial com a liturgia;
- Conscientizar as comunidades sobre a importância da Pascom na ação evangelizadora;
- Passar da pastoral centrada em conteúdos à pastoral centrada nas pessoas;
- Encarar os meios de comunicação social, em especial as redes sociais, como ambiente missionário;
- Valorizar a participação dos jovens e adolescentes na Pascom.
Por meio do encontro foi possível conhecer e representar a diversidade da Pascom no Regional Sul 4. A atividade foi conduzida pelo coordenador regional da Pascom, Eduardo Schmitz, e também teve a participação de diversos coordenadores diocesanos e paroquiais que contribuíram para o êxito do encontro. Dom Francisco Carlos Bach, presidente da Comissão Pastoral para Comunicação do regional, e o padre Antonio Marcos Madeira, secretário executivo da CNBB Sul 4, estiveram presentes e acompanharam as decisões da Pascom.
por